Loader Image
Equipe do G9 na final da Olimpíada de História da Unicamp
09 de novembro de 2020

O colégio será representado pela equipe “As Minas de Ouro”, formada pelas alunas Ana Júlia Alvarenga e Silva, Ana Luísa Duarte da Fonseca e Jade Chaluppe El Alam, todas da 1ª série do Ensino Médio.

O Curso G9 conquistou, pela décima vez consecutiva, vaga para a final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O colégio será representado pela equipe “As Minas de Ouro”, formada pelas alunas Ana Júlia Alvarenga e Silva, Ana Luísa Duarte da Fonseca e Jade Chaluppe El Alam, todas da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11).

 

“Estou muito feliz com o resultado e grata aos alunos que aceitaram o desafio este ano: todos demonstraram comprometimento, responsabilidade e dedicação durante as oito semanas da ONHB. Foram muitos dias, noites e finais de semana de trabalho intenso, de muito estudo, pesquisa e debates virtuais”, explicou a orientadora das equipes, Patrícia Ribeiro, professora de História do Ensino Médio.

 

Ela contou que as atividades foram de “excelente qualidade, com análise social muito grande, com um viés acadêmico muito forte”. Neste ano, ao contrário das 11 edições anteriores, a etapa final da ONHB também será virtual. Participam da etapa final 421 equipes de todo o Brasil, sendo 28 de Minas Gerais.

 

“Neste ano, não pudemos nos reunir fisicamente para discutir as questões e para nos divertirmos com as pesquisas juntas, mas mesmo com cada uma em sua casa, fizemos um trabalho muito bom, com a orientação da professora Patrícia”, disseram as alunas. “A olimpíada nos desafia em todas as fases. Para nossa equipe, o maior desafio foi escrever uma crônica dissertativa. Com a ajuda da professora Regiane, nos empenhamos e escrevemos um texto do qual nos orgulhamos muito. A cada entrega das questões a expectativa de passar aumentava mais”, contam. “Quando recebemos a notícia que nossa equipe era uma das finalistas, a emoção e a felicidade tomaram conta e comemoramos muito”, concluíram.

 

ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. A participação ocorre por meio de equipes formadas por um professor e três alunos matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e todas as séries do Ensino Médio.

 

O Curso G9 participou de 11 das 12 edições da ONHB, sendo medalhista nos anos de  2011, 2016 e 2018 - a única medalha em Minas Gerais em 2018. 

 

Neste ano, o Curso G9 começou a competição com 9 equipes, em um total de 27 alunos – todas chegaram à semifinal. “Todas as equipes estão de parabéns pelo trabalho realizado, que exigiu muito por ter sido feito somente de maneira remota”, destacou Patrícia Ribeiro.

 

Ela faz um agradecimento especial ao apoio que as equipes tiveram dos professores Regiane Ramos, de Literatura; João Sita, da Oficina de Comunicação Criativa; Silvânia Maria Pereira e Cláudia Ribeiro Fortes de Souza, de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II; e Maria Aparecida Fernandes, diretora pedagógica do Curso G9.

 

CANGURU

Neste ano, alunos do Curso G9 conquistaram bronze na olimpíada Canguru de Matemática, uma competição internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Também se classificaram para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências.

 

 




+ Ver Mais
23 de novembro de 2020

Investimento é tema de encontro...

... + Ver Mais
23 de novembro de 2020
Investimento é tema de encontro da Oficina de Educação Financeira
+ Ver Mais
20 de novembro de 2020

Reunião com alunos mostra facilidades...

... + Ver Mais
20 de novembro de 2020
Reunião com alunos mostra facilidades com a Geekie One
+ Ver Mais
18 de novembro de 2020

Ex-aluna conta história de luta...

... + Ver Mais
18 de novembro de 2020
Ex-aluna conta história de luta e superação contra a diabetes
+ Ver Mais
16 de novembro de 2020

Alunos do 6º ano apresentam...

... + Ver Mais
16 de novembro de 2020
Alunos do 6º ano apresentam seus pets em aula de Língua Portuguesa
TOPO