Alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio do Curso G9 foram vacinados contra HPV, Meningite C e Sarampo. A imunização, que integra o calendário da Secretaria de Saúde de Itajubá, foi realizada com o apoio da UBS Nossa Senhora de Lourdes. A vacinação aconteceu durante o dia 21 de fevereiro, na própria escola.
Anualmente, a Secretaria de Saúde realiza campanhas de vacinação em escolas de educação básica no município. Este foi o quinto ano em que o Curso G9 fez parte desse projeto de imunização.
“A campanha consegue reunir, em um mesmo lugar, crianças e adolescentes, que são o público-alvo da secretaria. Outra vantagem é que os alunos, por estarem juntos, acabam incentivando um ao outro a superar o medo da agulha”, explicou a assistente pedagógica do Ensino Fundamental II, Sheila Bourdon de Souza. “Por recomendação da Secretaria de Saúde, pedimos autorização dos pais para que todos fossem imunizados”, completou.
Durante a campanha, os alunos tiveram suas carteiras de vacinação conferidas, para ver se as vacinas estavam em dia. Como essa atividade acontece há anos na escola, vários alunos não precisaram ser vacinados, pois já foram imunizados nas edições anteriores.
Curso G9 participa de campanha de vacinação
Reunião de Pais reuniu familiares dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9. Durante o encontro, em 19 de fevereiro, foram abordados diversos temas, em especial, por ser a última série desta etapa de ensino.
“O 5º ano é um período de transição porque os alunos encerram uma importante etapa do aprendizado e já se preparam para o próximo ciclo, o Fundamental II. Nessa série há uma ampliação e um aprofundamento dos conceitos trabalhados nos anos anteriores”, explicou a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.
Durante a reunião, Nilceia Pereira informou sobre algumas atividades que marcam essa etapa da escolarização, dentre elas o PROERD, curso oferecido em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, em que os alunos aprendem a dizer não às drogas e à violência. “Ao finalizar esse trabalho, teremos uma formatura, que acontecerá em junho, junto com outros alunos de 5º ano das redes municipal e particular de Itajubá”, complementou a coordenadora.
Foi também apresentado aos pais as cerimônias que se realizam em comemoração ao encerramento desse segmento, como as celebrações de Ação de Graças – Culto e Missa – e a cerimônia de entrega de certificados. Na oportunidade, a coordenadora apresentou, rapidamente, a proposta da tão esperada viagem ao NR.
Esse foi o terceiro encontro que a coordenação fez com as famílias do EF I. A primeira reunião aconteceu no dia 29 de janeiro e reuniu os pais novos na escola. Já a segunda reunião foi voltada para os 1º e 2º anos desse segmento, e aconteceu no dia 17 de fevereiro.
Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I
O início das aulas do Pré-vestibular (PV) 2020 movimentou a manhã no Curso G9, em 2 de março. Os alunos foram recebidos pela coordenadora do Ensino Médio e do PV, Marcia Gil de Souza, que contou um pouco sobre o funcionamento do colégio, as normas do cursinho e o projeto pedagógico para o ano letivo.
“A cada ano que passa, recebemos alunos mais maduros e mais conscientes. As expectativas para este ano são as melhores possíveis”, contou a coordenadora. “Além disso, o Curso G9 está se aperfeiçoando cada vez mais, procurando oferecer mais aos nossos alunos. Um exemplo disso são os Grupos de Estudo”, completou Marcia Gil.
A novidade deste ano, de acordo com a coordenadora, é o Grupo de Estudos de Interpretação de Texto, que terá como foco a análise de poemas, mas também abrangerá outros gêneros textuais.
Durante a conversa, ela também orientou os alunos sobre método de estudo e a disciplina necessária nessa fase de estudo. “É preciso ter foco e clareza para aproveitar o tempo e todo o suporte que oferecemos aos vestibulandos”, destacou.
SELEÇÃO DE BOLSAS
No dia 13 de fevereiro o Curso G9 realizou o processo seletivo de bolsas para o PV. O evento reuniu candidatos a receberem bolsas de até 100% de desconto na mensalidade. O critério escolhido para a seleção foi por meio na nota que o candidato obteve no ENEM de 2019.
A reunião teve a presença de funcionários, professores, coordenação e direção da escola, que apresentaram a missão da escola e a proposta pedagógica do colégio.
PRÉ-VESTIBULAR
O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.
O material utilizado é do Sistema de Ensino Poliedro: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.
Curso G9 inicia turma do Pré-vestibular
Clube de Ciências do Curso G9 iniciou as atividades do ano letivo 2020 com experiência culinária, em 20 de fevereiro, no Laboratório de Química. O encontro, que terá novidades ao longo do ano, reuniu alunos do Ensino Fundamental II.
“Neste ano, temos mais uma novidade para o nosso clube: teremos a ajuda e o suporte de um grupo de monitores, formado por alunos que já fizeram parte do projeto nos anos anteriores”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, um dos coordenadores do Clube de Ciências, ao lado do também professor de Matemática, Mateus Francisco.
Para Vicente Martins, a medida foi necessária porque “a expectativa para o Clube de Ciências aumentou este ano, porque os alunos já vieram do 5º ano com mais motivação que nos anos anteriores”.
Para a primeira aula do ano letivo, os alunos estudaram o ponto de fusão da água, congelando sorvete em 3 minutos, utilizando gelo, álcool e sal. Essa experiência deixou os alunos muito animados, pois eles aprenderam conceitos de Física e Química preparando e saboreando o sorvete.
Clube de Ciências
O Clube de Ciências é um projeto pedagógico do Curso G9 que tem como objetivo levar aos alunos conhecimentos complexos da Biologia, Física e Química de forma lúdica e experimental, o que torna o conhecimento mais interativo. As atividades são voltadas para os alunos do Ensino Fundamental II, que são divididos de acordo com a série que estão.
Para o professor de Matemática Vicente Carlos Martins, essa divisão entre as turmas é importante, porque “permite que possam ser abordados diversos assuntos de acordo com a faixa etária dos alunos”.
Durante o ano, serão realizadas diversas atividades, como as Olimpíadas de Conhecimento e visitas a instituições de pesquisa, como a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e o Laboratório Nacional de Astrofísica.
Além disso, como finalização das atividades do Clube, em novembro acontece o tão esperado acantonamento, que reúne os alunos em uma noite na escola, com direito à gincana, caça ao tesouro e a montagem de barracas para dormir.
Clube de Ciências inicia atividades 2020
Alunos das turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Curso G9 participam de palestra sobre Educação Financeira. A atividade, realizada em 19 de fevereiro, teve como objetivo dar início aos itinerários formativos, traduzidos em oficinas de trabalho, que serão realizadas durante o ano de 2020.
Os convidados para o encontro foram os professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), André Medeiros e Moisés Vassallo. Eles fazem parte do Denarius, órgão que integra o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira da universidade.
“É sempre uma boa oportunidade poder falar com adolescentes e jovens sobre um assunto tão importante, como a educação financeira”, explicou o professor André Medeiros. “Esse é o nosso objetivo na Denarius, que é difundir e orientar os alunos sobre esse assunto”, completou.
Oficinas
“O objetivo dessas oficinas é ensinar ferramentas e ações que permitam ao aluno administrar financeiramente seus próprios recursos, além de conscientizar sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis de consumo, aprendendo a ser empreendedor na capacitação de recursos que custeiem seus objetivos”, explicou a coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza.
Este ano, as oficinas do Ensino Médio serão optativas e estão divididas por área do conhecimento, dentre elas:
Oficina de Educação Financeira: que tem como objetivo gerir os recursos financeiros obtidos nas demais oficinas;
G9 Social: que reúne alunos e professores para desenvolver ações solidárias em instituições de assistência social da cidade;
Bazar Solidário: que, a partir de 2020, funciona também em plataforma digital e tem como objetivo arrecadar recursos para o G9 Social;
Oficina de Produção de Sabão: que visa produzir sabão reutilizando óleo de cozinha e vender o produto final – os recursos também irão para o G9 Social;
Oficina de Gastronomia: que tem como objetivo criar receitas que utilizem todas as partes dos alimentos, como a polpa, casca, folha e sementes;
Oficina de Horta e Compostagem: que produzirá adubo para a horta com o lixo orgânico do Restaurante e que cultivará plantas medicinais e outros produtos que atenderão à Oficina de Gastronomia.
Educação Financeira é tema de palestra
Tarde de folia marcou a sexta-feira de Carnaval da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Curso G9. Com confetes, serpentinas e marchinhas tradicionais, as crianças participaram do baile com muita alegria e animação.
“Nosso objetivo com essa atividade é explorar a data comemorativa do Carnaval. É um momento de diversão e manifestação artística e cultural”, explicou a coordenadora da Educação infantil, Jéssica Antunes Dias. “Essa é uma festa de que as crianças gostam muito. Apreciam dançar, cantar e brincar com confetes e serpentinas”, completou.
Este ano as crianças confeccionaram abadá para utilizar durante o baile. “Essa atividade utilizou camiseta, tinta, glitter, fitas e muita criatividade”, ressaltou a coordenadora.
Durante o mês de fevereiro, foi trabalhado, em sala de aula, um pouco sobre a história do Carnaval, os adereços usados durante essa época do ano, além de apresentar aos alunos as variações culturais dessa festa.
Folia de Carnaval anima Infantil e Fundamental I
Diálogo franco e aberto entre a coordenação pedagógica e famílias marcou a reunião de pais das turmas dos 1º e 2º do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9. O encontro aconteceu na noite do dia 17 de fevereiro. O próximo irá reunir pais e mães das turmas do 3º e 4º anos, no próximo dia 27.
“A nossa missão tem que ser conjunta. O consórcio família-escola é fundamental, principalmente, para a valorização da educação, que é tão preciosa na nossa vida”, disse a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
Durante a reunião, a equipe de professores e funcionários foi apresentada aos familiares presentes, que puderam ter o primeiro contato com os profissionais que irão acompanhar os alunos ao longo do ano letivo. Além disso, a coordenadora do segmento, Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, apresentou a proposta pedagógica da escola, ressaltando os objetivos do Ensino fundamental I e as especificidades de cada série.
A primeira reunião de pais do Ensino Fundamental I aconteceu em 29 de janeiro e reuniu os familiares que são novatos no colégio. O encontro teve como objetivo apresentar as regras da escola e conversar um pouco sobre a organização e funcionamento da instituição.
Reunião de pais do Ensino Fundamental I
Coral Mantiqueira - G9: Marchinhas de Carnaval
A Saúde Vegetal, tecnicamente conhecida como Fitossanidade, será tema da Feira do Conhecimento 2020, o projeto pedagógico mais longevo do Curso G9. Para dar início aos trabalhos, o professor de Biologia das turmas do Ensino Médio e Pré-vestibular, Rangel Willians Batista, ministrou palestra de sensibilização nesta terça-feira, 18 de fevereiro. O encontro reuniu professores de todos os segmentos de ensino.
“Definimos o projeto e tivemos esse primeiro momento de sensibilização, um encontro muito esclarecedor para todos nós. Agora, cada professor irá levar o assunto para debater com os alunos em sala de aula e, posteriormente, organizar as linhas de pesquisa de cada turma”, explicou a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
Para Rangel Batista, o tema é atual e desafiador. “Precisamos ter o mesmo olhar cuidadoso com as plantas como temos com os animais, em especial, os de estimação. Garantir a saúde das plantas é proteger a biodiversidade e o meio ambiente”, ressaltou o professor.
FITOSSANIDADE
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade. O plano de ações prevê, de acordo com a ONU, “a mobilização de governos, de indústrias, de cientistas e da sociedade civil para incentivar a inovação científica, reduzir a propagação de pragas e aumentar, nos setores públicos e privados, ações e estratégias permanentes de proteção da biodiversidade”.
A meta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é promover conscientização global sobre relação entre saúde das plantas e fim da fome: 80% dos alimentos do mundo têm plantas e elas produzem 98% do oxigênio.
Isso porque estudo da ONU mostra que as pragas e as doenças das plantas prejudicam gravemente as florestas e são responsáveis pela perda de até cerca de 40% das culturas alimentares no mundo, a cada ano, causando bilhões de dólares de perdas nas colheitas e nas receitas comerciais.
“Não precisamos criar novas tecnologias para controlar esse mal, mas saber utilizar as existentes e respeitar o cultivo indicado para cada ecossistema”, completou Rangel.
FEIRA DO CONHECIMENTO
O tema da Feira do Conhecimento foi escolhido pelos professores durante a primeira reunião do ano letivo, em 1º de fevereiro.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. A cada ano, a Feira do Conhecimento atrai estudantes e professores de escolas das redes pública e particular de Itajubá e da região.
Durante o primeiro e o segundo bimestre, os alunos, orientados pelos professores, realizam pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação, da criação da logo e dos spots de rádio para a divulgação desse evento. No terceiro bimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.
Saúde Vegetal é tema da Feira do Conhecimento
Reunião presencial marcou o processo seletivo de bolsas de estudos no Pré-vestibular (PV) 2020 do Curso G9. O evento aconteceu na tarde do dia 13 de fevereiro e reuniu cerca de 70 candidatos na Sala do PV.
A reunião foi coordenada pelo diretor administrativo do Curso G9, Hilson Háliz Perlingeiro, e pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio e do Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza. Durante o encontro, os candidatos viram como funcionará a reta final do processo seletivo de bolsas e conheceram a equipe de funcionários da escola, os professores, as regras da instituição e o material oferecido ao Pré-vestibular – parceiro do Sistema de Ensino Poliedro.
O critério escolhido para a concessão de descontos foi a nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O percentual oferecido pelo Curso G9, nesse exame de bolsas, varia de 5% a 100% de desconto na mensalidade – quanto maior a nota, maior o desconto. Encerrado o evento, os candidatos e seus familiares puderam conhecer o espaço físico da escola e realizar a matrícula no Curso G9.
Vale destacar que os candidatos selecionados com as bolsas têm até o dia 21 de fevereiro para efetuar a matrícula. Aqueles que não se matricularem até o prazo final, perderão o direito a desconto obtido durante o processo seletivo.
PRÉ-VESTIBULAR
O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.
O material utilizado é do Sistema de Ensino Poliedro: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.
O Curso G9 conta com uma excelente Estrutura Física: sala climatizada, biblioteca, laboratório de informática, cantina/restaurante (Espaço ConViver) e área verde.
Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Curso G9 pelo telefone (35) 3623-1877.
Processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular
Uma semana de atividades lúdicas e brincadeiras marcaram o projeto “Sou feliz, sou aluno G9”, que aconteceu na primeira semana do ano letivo 2020. O projeto envolve alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Curso G9.
“Foi uma semana empolgante e divertida; pudemos perceber isso ao ver a alegria das crianças participando das atividades”, contou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias. “As atividades lúdicas propostas, nessa semana, proporcionam integração entre os colegas e acolhimento do ambiente escolar”, completou.
O projeto acontece todos os anos, sempre na primeira semana de aula, pensando na mistura de sentimentos “alegria-insegurança” que toma conta dos alunos e familiares. No primeiro dia de aula, estes foram convidados a adentrar a escola e conhecer o espaço que fará parte de sua vida nesses 200 dias letivos.
Durante a semana, os alunos da Educação Infantil participaram de atividades musicais de integração; andaram de bicicleta, triciclo e patinete durante a “Aventura sobre Rodas”; levaram brinquedos à escola para compartilhar com os colegas durante a “Brinquedoteca”; assistiram à peça teatral “O caracol” de Mary França; realizaram pinturas e experimentos com tinta e materiais diversos no “Dia da meleca”.
O Ensino Fundamental I, além das atividades de integração como brinquedoteca, aventura sobre rodas e brinquenique, preparou receitas no dia do “Mestre Cuca” e, no último dia, apresentou aos familiares as atividades desenvolvidas durante a semana.
“Para as crianças, diversão, acolhimento e interação; para nós educadores, momento importante de conhecer, ainda mais, cada um dos alunos que nos foi confiado”, afirma coordenadora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.
“Essa é uma semana em que as crianças aproveitaram bastante, e nós também. É uma alegria receber os alunos no ambiente escolar, nos envolvemos, com carinho, nessa proposta, desde o planejamento até a execução de cada atividade”, destacou Jéssica Dias.
Projeto “Sou feliz, Sou Aluno G9”
As inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos no Pré-vestibular 2020 do Curso G9 podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 20 de janeiro. O prazo termina em 12 de fevereiro. O critério para a concessão de descontos é a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, obtido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep): quanto maior a nota, maior o desconto.
Para fazer a inscrição, os interessados deverão enviar a ficha de cadastro preenchida e o relatório de notas do ENEM 2019 para o endereço eletrônico bolsa@curso-g9.com.br. Após o recebimento desses dados, a inscrição será processada e será enviado um e-mail de confirmação a cada candidato. Caso não receba esse e-mail, entre em contato com a escola.
O processo seletivo inclui também uma reunião presencial com todos os candidatos, às 14 horas do dia 13 de fevereiro, na Sala do Pré-vestibular do Curso G9, localizado na Avenida Doutor Jerson Dias, 175, bairro Estiva, em Itajubá/MG.
No final do encontro, será divulgada a classificação dos candidatos e o percentual de desconto a ser oferecido. Vale lembrar que os beneficiados com descontos deverão efetuar a matrícula até o dia 21 de fevereiro. A partir dessa data, perderá o direito ao desconto que, porventura, tenha conquistado.
PRÉ-VESTIBULAR
O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.
O material utilizado é do Sistema de Ensino POLIEDRO: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.
O Curso G9 conta com uma excelente Estrutura Física: sala climatizada, biblioteca, laboratório de informática, cantina/restaurante (Espaço ConViver) e área verde.
Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Curso G9 pelo telefone (35) 3623-1877.
Bolsas no Pré-vestibular 2020 do Curso G9
Quarta-feira, 15/01, fomos surpreendidos com uma postagem, preconceituosa e com linguagem chula, de uma aluna de nossa escola, nas redes sociais. Gostaria de esclarecer que repudiamos, veementemente, tal atitude, pois ela fere a Missão, os Princípios e a Filosofia do Curso G9.
Gostaria de esclarecer que, nesses 25 anos de G9, sempre tivemos excelente relacionamento com as escolas públicas, cujos alunos, professores e colaboradores são merecedores de nosso respeito e de nossa consideração; que temos em nossa equipe docente muitos e excelentes professores que também trabalham em escolas públicas.
Gostaria, ainda, de ratificar nosso respeito e consideração por todas e quaisquer profissões.
Finalmente, gostaria de ressaltar meu orgulho e meus agradecimentos à escola pública onde fiz todo o meu ensino básico e trabalhei como professora e como vice-diretora.
Em nome da Comunidade G9,
Professora Maria Aparecida Fernandes – Diretora Pedagógica do Curso G9
Nota de Esclarecimento - Direção do Curso G9
O Curso G9 passará a oferecer atividades no contraturno escolar, a partir de 2020, para os alunos da Educação infantil. Esse projeto visa proporcionar educação integral de qualidade aos alunos, desenvolvendo habilidades e competências nos aspectos intelectual, físico, emocional, social e cultural.
“O Curso G9 une ambiente acolhedor, profissionais qualificados e metodologias ativas que visam ao aprendizado e ao bem-estar dos nossos alunos”, explicou a diretora pedagógica do colégio, professora Maria Aparecida Fernandes.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira, “serão oferecidas atividades lúdicas e significativas, buscando o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, o estímulo e o descanso, a rotina e a novidade”. “O projeto privilegia uma rotina planejada e dinâmica, que proporciona sociabilidade, responsabilidade e autonomia”, completou.
As atividades desenvolvidas serão: oficina de teatro, horticultura, culinária, musicalização, habilidades digitais, lego, educação motora, natação, inglês, dança, oficina de artes, judô, futebol, ginástica rítmica, xadrez, recreação dirigida, acompanhamento pedagógico e leitura. “Essas propostas serão intercaladas com momento do lanche, almoço, higiene, soneca e descanso”, ressaltou Jéssica Ferreira.
De acordo com a coordenadora, há duas opções de frequência: de 5 dias (segunda a sexta-feira) e de 3 dias (segunda, quarta e sexta-feira). Ela ressaltou ainda que crianças de 1, 2 e 3 anos, mesmo não matriculados na Educação Infantil do Curso G9, podem frequentar as oficinas pedagógicas no período matutino. As oficinas acontecerão das 7h às 12h, com entrada dos alunos entre 6h50 e 8h.
INFORMAÇÕES
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (35) 3623-1877 ou pelo e-mail marketing@curso-g9.com.br.
Curso G9 cria oficinas no contraturno escolar
O Curso G9, a partir de 2020, irá ampliar o Bright Futures – Programa de Intensificação do Aprendizado da Língua Inglesa, desenvolvido em parceria com a Oxford University Press,. O programa passará a integrar o currículo do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental I, com a carga horária de cinco aulas semanais.
“As turmas do 3º, 4º e 5º anos terão duas aulas de inglês por semana e, em 2021, essas turmas passarão a integrar o projeto Bright Futures”, explicou a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes, durante reunião com os pais, em 19 de novembro.
O Bright Futures foi implantado no Curso G9 no ano letivo de 2019, quando aprendizado da Língua Inglesa integrou o currículo das turmas do Maternal II (3 anos), do Jardim I (4 anos) e do Jardim II (5 anos) do Curso G9.
O Curso G9 já tem parceria com a Oxford desde 2016, quando o colégio foi uma das três escolas mineiras selecionadas para integrar os projetos da Oxford University Press, os quais buscam oferecer excelência no ensino de Inglês.
“O Bright Futures é um projeto internacional voltado para a intensificação do aprendizado da língua inglesa que, também, integra o conteúdo linguístico dessa disciplina, de forma natural, nos programas de Ciências e de Arte ”, explicou.
O programa apresenta metodologia eficaz que resulta em: correta pronúncia desde a educação infantil; trabalho com a consciência fonológica das crianças; desenvolvimento da criatividade; do pensamento crítico; da colaboração e da comunicação que são competências exigidas pelo século XXI.
Mais informações sobre o programa e matrículas para 2020, entre em contato pelo telefone (35) 3623-1877 ou pelo e-mail marketing@curso-g9.com.br.
Curso G9 amplia parceria com Oxford
Entre os dias 18 e 28 de novembro, aconteceram os encerramentos do Projeto de Literatura das turmas da Educação Infantil com peças teatrais encenadas pelos alunos. As apresentações, realizadas na Sala de Arte, foram feitas a partir da adaptação do livro que cada turma leu durante o projeto.
Os alunos participaram de diferentes situações de leitura, através de diversos recursos: fantoches, vídeos, teatro, imagens em sequência. Também conheceram informações sobre os autores, aprofundaram-se na pesquisa sobre os animais presentes na história e foram convidados a reescrever a obra. Cada turma ensaiou e realizou uma peça teatral. O evento reuniu familiares dos alunos em um momento de integração e cultura.
“Desenvolver o hábito de leitura é um processo constante que deve começar na infância, período em que a maioria dos hábitos se formam. Pensando na relevância da literatura infantil, o Curso G9 propõe, através deste projeto, promover um trabalho de leitura utilizando uma abordagem pedagógica divertida e motivadora. Escolhemos obras que tratam valores que queremos semear e despertar nos alunos”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.
“Este projeto visa desenvolver a imaginação e a habilidade de interpretar histórias, ampliar o vocabulário e o prazer pela leitura, mesmo que a criança não saiba ler formalmente. Visa, ainda, proporcionar ao aluno a oportunidade de se tornar um pequeno escritor e de guiar o seu próprio processo de aprendizagem”, completou.
Os alunos do Pré-Maternal trabalharam a obra “Coelho”, de Cristina Klein. Os alunos do Maternal I trabalharam o livro “Ovelha”, da mesma autora. Ambos os livros são sensoriais e proporcionam uma experiência rica para os alunos. A turma do Maternal II leu a obra “De bem com a vida”, de Nye Ribeiro. Já o Jardim I trabalhou com o livro “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky. E os alunos do Jardim II leram “O sanduíche da Maricota”, escrito por Avelino Guedes.
Projeto de Literatura da Educação Infantil