Loader Image

NOTÍCIAS

Bolsas no Pré-vestibular 2020 do Curso G9

As inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos no Pré-vestibular 2020 do Curso G9 podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 20 de janeiro. O prazo termina em 12 de fevereiro. O critério para a concessão de descontos é a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, obtido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep): quanto maior a nota, maior o desconto.

 

Para fazer a inscrição, os interessados deverão enviar a ficha de cadastro preenchida e o relatório de notas do ENEM 2019 para o endereço eletrônico bolsa@curso-g9.com.br. Após o recebimento desses dados, a inscrição será processada e será enviado um e-mail de confirmação a cada candidato. Caso não receba esse e-mail, entre em contato com a escola.

 

O processo seletivo inclui também uma reunião presencial com todos os candidatos, às 14 horas do dia 13 de fevereiro, na Sala do Pré-vestibular do Curso G9, localizado na Avenida Doutor Jerson Dias, 175, bairro Estiva, em Itajubá/MG.

 

No final do encontro, será divulgada a classificação dos candidatos e o percentual de desconto a ser oferecido. Vale lembrar que os beneficiados com descontos deverão efetuar a matrícula até o dia 21 de fevereiro.  A partir dessa data, perderá o direito ao desconto que, porventura, tenha conquistado.

 

PRÉ-VESTIBULAR

O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.

 

O material utilizado é do Sistema de Ensino POLIEDRO: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.

 

O Curso G9 conta com uma excelente Estrutura Física: sala climatizada, biblioteca, laboratório de informática, cantina/restaurante (Espaço ConViver) e área verde.

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Curso G9 pelo telefone (35) 3623-1877.

Leia Mais
...
17 de janeiro de 2020

Bolsas no Pré-vestibular 2020 do Curso G9

Nota de Esclarecimento - Direção do Curso G9

Quarta-feira, 15/01, fomos surpreendidos com uma postagem, preconceituosa e com linguagem chula, de uma aluna de nossa escola, nas redes sociais. Gostaria de esclarecer que repudiamos, veementemente, tal atitude, pois ela fere a Missão, os Princípios e a Filosofia do Curso G9.

 

Gostaria de esclarecer que, nesses 25 anos de G9, sempre tivemos excelente relacionamento com as escolas públicas, cujos alunos, professores e colaboradores são merecedores de nosso respeito e de nossa consideração; que temos em nossa equipe docente muitos e excelentes professores que também trabalham em escolas públicas.

 

Gostaria, ainda, de ratificar nosso respeito e consideração por todas e quaisquer profissões.

 

Finalmente, gostaria de ressaltar meu orgulho e meus agradecimentos à escola pública onde fiz todo o meu ensino básico e trabalhei como professora e como vice-diretora.

 

Em nome da Comunidade G9,

 

Professora Maria Aparecida Fernandes – Diretora Pedagógica do Curso G9

Leia Mais
...
16 de janeiro de 2020

Nota de Esclarecimento - Direção do Curso G9

Curso G9 cria oficinas no contraturno escolar

O Curso G9 passará a oferecer atividades no contraturno escolar, a partir de 2020, para os alunos da Educação infantil. Esse projeto visa proporcionar educação integral de qualidade aos alunos, desenvolvendo habilidades e competências nos aspectos intelectual, físico, emocional, social e cultural. 

 

“O Curso G9 une ambiente acolhedor, profissionais qualificados e metodologias ativas que visam ao aprendizado e ao bem-estar dos nossos alunos”, explicou a diretora pedagógica do colégio, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira, “serão oferecidas atividades lúdicas e significativas, buscando o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, o estímulo e o descanso, a rotina e a novidade”. “O projeto privilegia uma rotina planejada e dinâmica, que proporciona sociabilidade, responsabilidade e autonomia”, completou.

 

As atividades desenvolvidas serão: oficina de teatro, horticultura, culinária, musicalização, habilidades digitais, lego, educação motora, natação, inglês, dança, oficina de artes, judô, futebol, ginástica rítmica, xadrez, recreação dirigida, acompanhamento pedagógico e leitura. “Essas propostas serão intercaladas com momento do lanche, almoço, higiene, soneca e descanso”, ressaltou Jéssica Ferreira.

De acordo com a coordenadora, há duas opções de frequência: de 5 dias (segunda a sexta-feira) e de 3 dias (segunda, quarta e sexta-feira). Ela ressaltou ainda que crianças de 1, 2 e 3 anos, mesmo não matriculados na Educação Infantil do Curso G9, podem frequentar as oficinas pedagógicas no período matutino. As oficinas acontecerão das 7h às 12h, com entrada dos alunos entre 6h50 e 8h.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (35) 3623-1877 ou pelo e-mail marketing@curso-g9.com.br.

Leia Mais
...
08 de janeiro de 2020

Curso G9 cria oficinas no contraturno escolar

Curso G9 amplia parceria com Oxford

O Curso G9, a partir de 2020, irá ampliar o Bright Futures – Programa de Intensificação do Aprendizado da Língua Inglesa, desenvolvido em parceria com a Oxford University Press,. O programa passará a integrar o currículo do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental I, com a carga horária de cinco aulas semanais.

 

“As turmas do 3º, 4º e 5º anos terão duas aulas de inglês por semana e, em 2021, essas turmas passarão a integrar o projeto Bright Futures”, explicou a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes, durante reunião com os pais, em 19 de novembro.

 

O Bright Futures foi implantado no Curso G9 no ano letivo de 2019, quando aprendizado da Língua Inglesa integrou o currículo das turmas do Maternal II (3 anos), do Jardim I (4 anos) e do Jardim II (5 anos) do Curso G9.

 

O Curso G9 já tem parceria com a Oxford desde 2016, quando o colégio foi uma das três escolas mineiras selecionadas para integrar os projetos da Oxford University Press, os quais buscam oferecer excelência no ensino de Inglês.

 

“O Bright Futures é um projeto internacional voltado para a intensificação do aprendizado da língua inglesa que, também, integra o conteúdo linguístico dessa disciplina, de forma natural, nos programas de Ciências e de Arte ”, explicou. 

 

O programa apresenta metodologia eficaz que resulta em: correta pronúncia desde a educação infantil; trabalho com a consciência fonológica das crianças; desenvolvimento da criatividade; do pensamento crítico; da colaboração e da comunicação que são competências exigidas pelo século XXI.

 

Mais informações sobre o programa e matrículas para 2020, entre em contato pelo telefone (35) 3623-1877 ou pelo e-mail marketing@curso-g9.com.br.

Leia Mais
...
06 de janeiro de 2020

Curso G9 amplia parceria com Oxford

Projeto de Literatura da Educação Infantil

Entre os dias 18 e 28 de novembro, aconteceram os encerramentos do Projeto de Literatura das turmas da Educação Infantil com peças teatrais encenadas pelos alunos. As apresentações, realizadas na Sala de Arte, foram feitas a partir da adaptação do livro que cada turma leu durante o projeto.

 

Os alunos participaram de diferentes situações de leitura, através de diversos recursos: fantoches, vídeos, teatro, imagens em sequência. Também conheceram informações sobre os autores, aprofundaram-se na pesquisa sobre os animais presentes na história e foram convidados a reescrever a obra. Cada turma ensaiou e realizou uma peça teatral. O evento reuniu familiares dos alunos em um momento de integração e cultura.

 

“Desenvolver o hábito de leitura é um processo constante que deve começar na infância, período em que a maioria dos hábitos se formam. Pensando na relevância da literatura infantil, o Curso G9 propõe, através deste projeto, promover um trabalho de leitura utilizando uma abordagem pedagógica divertida e motivadora. Escolhemos obras que tratam valores que queremos semear e despertar nos alunos”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

“Este projeto visa desenvolver a imaginação e a habilidade de interpretar histórias, ampliar o vocabulário e o prazer pela leitura, mesmo que a criança não saiba ler formalmente. Visa, ainda, proporcionar ao aluno a oportunidade de se tornar um pequeno escritor e de guiar o seu próprio processo de aprendizagem”, completou.

 

Os alunos do Pré-Maternal trabalharam a obra “Coelho”, de Cristina Klein. Os alunos do Maternal I trabalharam o livro “Ovelha”, da mesma autora. Ambos os livros são sensoriais e proporcionam uma experiência rica para os alunos. A turma do Maternal II leu a obra “De bem com a vida”, de Nye Ribeiro. Já o Jardim I trabalhou com o livro “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky. E os alunos do Jardim II leram “O sanduíche da Maricota”, escrito por Avelino Guedes.

 

Leia Mais
...
27 de dezembro de 2019

Projeto de Literatura da Educação Infantil

Cantata Natalina do Curso G9

A Educação Infantil (EI) do Curso G9 encerrou suas apresentações artísticas do ano letivo de 2019 com uma Cantata Natalina. O evento aconteceu na tarde do dia 05 de dezembro e reuniu familiares e alunos em uma apresentação festiva no ginásio da escola.

 

A Cantata contou com apoio de professoras e monitoras do segmento.

 

Durante a apresentação, os alunos cantaram músicas natalinas brasileiras e também uma canção em Inglês, fruto do trabalho realizado no programa Bright Futures – Programa de Intensificação do Aprendizado da Língua Inglesa, desenvolvido em parceria com a Oxford University Press.

 

Além disso, ao final do evento, alunos e familiares foram surpreendidos com a visita do Papai Noel, que apareceu para desejar Boas Festas a todos.

 

“As datas comemorativas estão integradas ao currículo da escola. Trabalhamos o aspecto cultural de cada festividade, além de explorar valores, alguns personagens e símbolos importantes” explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

O Ensino Médio (EM) do Curso G9 também realizou algumas atividades para comemorar a chegada do Natal. Os alunos da “Oficina de Reaproveitamento de Materiais” confeccionaram diversos enfeites natalinos que estão expostos na escola. Além disso, os alunos do Ensino Médio realizaram mais uma edição do Natal Solidário e reuniram na escola crianças de uma creche e idosos do Lar Vicentino Nossa Senhora das Graças.

 

 

Leia Mais
...
23 de dezembro de 2019

Cantata Natalina do Curso G9

Formaturas encerram as atividade de 2019

Homenagens, agradecimentos e muita alegria marcaram as cerimônias de formatura dos alunos do Jardim II, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental do Curso G9. A tão aguardada festividade teve o objetivo de enaltecer a conquista dos alunos e encerrar os ciclos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Recheada de sorrisos, aplausos e abraços calorosos, a celebração foi um momento de despedidas e, também, de entusiasmo para o início de uma novo ciclo.

 

Os eventos, que reuniram pais, familiares, amigos e funcionários da escola, aconteceram no Curso G9, em 14 de dezembro. Além da diretora pedagógica, Maria Aparecida Fernandes; diretor de planejamento, Giovanni Henrique Faria Floriano; e diretor administrativo, Hilson Háliz Dias Perlingeiro; também estiveram nas mesas de honra as coordenadora do Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias; a coordenadora do Ensino Fundamental I, Nilceia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira; e a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.

 

Educação Infantil

Os alunos mostraram muito talento e arte com apresentações durante a cerimônia de formatura. Na abertura, cantaram a canção “The Graduation Song” e, para o encerramento, realizaram apresentações de música e dança.

 

Para serem homenageados, foram convidadas as professoras Ana Paula dos Santos Vieira e Eliana Cristina Barbosa de Almeida e os funcionários Leôncio Guilherme de Barros Júnior e Ana Maria de Souza Silva Barnabé. Os oradores da Turma E51 foram os alunos Melissa Gorrao Marchello, Luís Eduardo Badaró Maciel de Andrade e Alice Sousa Nilo Mazzotti. Já os oradores da Turma E52 foram os alunos Maria Fernanda Custódio de Paula, Laura Grillo Navarro e Augusto Moni Santos.

 

A coordenadora Jéssica Antunes contou sobre a importância de preparar e realizar a formatura: “É com muito carinho que a escola prepara esse momento para as crianças. Celebramos o final de um ciclo e o começo de um novo. Todos nós, ao lado das crianças, nos preparamos há bastante tempo para essa homenagem. Os pais também ficam com bastante expectativa por participar desse encerramento”, explicou.

 

“Fiquei muito emocionada por ser um momento muito especial. É uma fase que realmente marca a vida da criança. A celebração também foi muito bonita e, como sempre, muito bem organizada pelo G9. Com certeza nos recordaremos de tudo isso, e minha filha vai levar essa lembrança para toda a vida”, contou Dayara Martins, mãe da aluna Manoela Lima Martins (Turma E52).

 

Ensino Fundamental I

Os professores homenageados pelos alunos foram Fernando de Carvalho Rodrigues e Mateus Bibiano Francisco. Já entre os funcionários, foram escolhidos o inspetor de alunos Ronaldo Gonçalves Pimenta e Juliana Aparecida de Oliveira Alkmin. Representaram a Turma F51 como oradores os alunos Mariana Ramos de Souza Ferreira e Gabriel Sigoli Bernardis. A Turma F52 foi representada pelos oradores Valentina Cavalcanti Robertson Schmitz e João Pedro Bernardes Fornasier. As juramentistas foram as alunas Ariane Stecca Martins (Turma F51) e a Lívia de Siqueira Correa (Turma F52).

 

“Fazer uma cerimônia dessas, com essa formalidade e colocar a criança numa posição de destaque, tem o objetivo de fazer com que eles valorizem o estudo e entendam a importância de tudo que eles realizam aqui na escola. Depois de muito trabalho durante o ano, precisamos dedicar esse momento para celebrar”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nilceia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

A mãe do aluno Murilo Marcondes (Turma F51), Edina Marcondes, acredita que a celebração da formatura é essencial para formação da criança. “É muito importante celebrar para que eles aprendam, desde cedo, a importância do estudo e se conscientizem da necessidade de se dedicarem ao aprendizado. Eu adorei a celebração e fico muito feliz em ver o crescimento dele aqui dentro da escola”. O aluno Murilo Marcondes ainda completou: “Foi legal a formatura! Fiquei nervoso e feliz ao mesmo tempo.”

 

Ensino Fundamental II

Além do discurso de abertura da diretora Fernandes, o início da cerimônia contou com a participação da Orquestra Experimental do G9.

 

Os professores eleitos pelos alunos para serem homenageados foram Glauber Márcio da Silva Luz e Mateus Bibiano Francisco. Entre os funcionários, o escolhido para a homenagem foi Robson Rogério Bernardo. Os oradores da Turma F91 foram os alunos Isabela Curi Tavares e João Pedro Ferraz Correa Riêra. E quem representou a Turma F92 como oradoras foram as alunas Ana Luisa Duarte da Fonseca e Anna Laura Silva Araujo.

 

A coordenadora pedagógica do Fundamental II, Estela Maria de Oliveira, falou sobre sua felicidade com a celebração: “A escola fica muito feliz em celebrar junto com os pais a conquista de mais uma etapa na vida dos alunos. Agora, eles enfrentarão novos desafios, mas temos a certeza de que possuem a maturidade e preparo necessário para continuarem a ter sucesso”, disse

 

“É essencial para o aluno celebrar essa conquista e o início de uma nova caminhada. Eles percebem que sempre temos que continuar nos aperfeiçoando e valorizam os aprendizados das etapas percorridas. Estou realmente muito alegre com o dia de hoje”, contou Clarice Aragão, mãe do aluno Natã Aragão (Turma F91).

 

Para o aluno Matheus Henrique Moraes Chaves (Turma F92) a formatura é “um momento de reconhecimento das conquistas e de preparação para o futuro. Iniciaremos uma nova fase com mais afinco e dedicação e nos formando para toda a vida”.

 

Leia Mais
...
20 de dezembro de 2019

Formaturas encerram as atividade de 2019

Lista de Material Escolar para 2020

Confira nos links abaixo a relação do material escolar 2020 de cada segmento de ensino.

ENSINO FUNDAMENTAL I

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_1º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_2º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_3º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_4º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_5º ano

EDUCAÇÃO INFANTIL

LISTA E. INFANTIL_E11_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E21_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E31_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E41_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E51_2020_REV. 02

CONTRATURNO

ENSINO FUNDAMENTAL II

LISTA FUNDAMENTAL 2_6º ANO_2020_REV. 02

LISTA FUNDAMENTAL 2_7º ANO_2020_REV. 02

LISTA FUNDAMENTAL 2_8º ANO_2020_REV. 02

LISTA FUNDAMENTAL 2_9º ANO_2020_REV. 02LISTA E. INFANTIL_E51_2020_REV. 02

Leia Mais
...
20 de dezembro de 2019

Lista de Material Escolar para 2020

"Rádio Nacional - O Musical" em sessão extra

Última apresentação de “Rádio Nacional – O Musical”, em 2019, encheu o Teatro Municipal Christiane Riera mais uma vez. Os encantos do espetáculo cênico atraíram grande público itajubense que prestigiou a bela adaptação da era de ouro da Rádio Nacional. Reunindo um público bastante diverso de jovens, famílias e idosos, a apresentação, realizada em 15 de dezembro, arrancou aplausos e aclamação da plateia.

 

O musical, idealizado pelo maestro Amaury Vieira e encenado pelo Coral Mantiqueira-G9, teve a proposta de realizar um resgate histórico e cultural de parte da história do Brasil e sensibilizar o público através da arte e da música. O realizador do evento foi o Curso G9. As duas primeiras apresentações do espetáculo, em 8 e 9 de novembro, também lotaram o teatro municipal.

 

“O espetáculo encenou a cultura desse importante meio de comunicação que é o rádio, encenado e cantado por um ótimo repertório de clássicos da música popular. E esse resgate histórico foi feito com um trabalho artístico de grande qualidade. Uma oportunidade única para Itajubá. Tivemos, também, um excelente retorno do público, tanto por meio dos comentários quanto pelos aplausos em pé em todas as apresentações”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Essa receptividade do público foi termômetro que nos mostrou que essa é uma iniciativa muito significativa para a população. Todos nós ficamos realmente maravilhados”, completou.

 

A professora de Música do Curso G9, Lúcia Marques Machado, que também é uma das integrantes do Coral, contou que tiveram “um intenso trabalho de preparação vocal e cênica”. “Houve muita dedicação de todos, mas essa preparação e o espetáculo também foram muito divertidos e gratificante. É uma proposta com grande valor cultural para todos os públicos. Um trabalho que emociona as pessoas”, destacou.

 

Com seus 96 anos de idade e um sorriso no rosto, a moradora de Itajubá, Maria Fernandes Silva, conhecida como Dorinha, fez questão de prestigiar o espetáculo e contou que se emocionou bastante: “Esse musical nos deixa feliz e nos faz renovar nossa mocidade. Me senti com 20 anos de idade novamente. Com vontade cantar. Revivi a beleza de antigamente, de outra época. O espetáculo foi um ótimo trabalho. Realmente amei”. O filho de Dorinha, Walter Fernandes, ainda completou: “Foi uma oportunidade muito rica para Itajubá. Casa cheia todas as noites e um trabalho de resgate cultural muito importante. Parabéns ao Curso G9 por essa iniciativa”.

 

Leia Mais
...
18 de dezembro de 2019

"Rádio Nacional - O Musical" em sessão extra

Infantil e EF I encerram atividades extras

Presença de familiares marcou o encerramento das atividades extracurriculares dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Curso G9. Os encerramentos aconteceram entre os dias 18 e 21 de novembro.

 

O Curso G9 oferece aos alunos diversas atividades complementares com o objetivo de contribuir ainda mais para formação de nossos alunos Dentre elas, as aulas de Xadrez, que visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

 

Além disso, as modalidades de Educação Motora e a Escolinha de Futebol desenvolvem habilidades físicas, por meio das atividades locomotoras, manipulativas e de estabilização.

 

“O que é importante dessas aulas, além da socialização e interação que os alunos têm uns com os outros, é trabalhar a coordenação motora, que é a base para qualquer outra atividade física que nós praticamos”, explicou o professor de Educação Física do Curso G9, Fernando Carvalho.

 

As atividades de encerramento da Educação Motora e da Escolinha de Futebol aconteceram com a presença dos familiares, que também participaram de brincadeiras e jogos com as crianças. Já na modalidade de Xadrez, o encerramento aconteceu por meio de um campeonato interno entre os alunos, que também teve como objetivo de preparar os atletas para o Campeonato Itajubense de Xadrez Escolar 2019, que aconteceu dia 23 de novembro.

 

Leia Mais
...
16 de dezembro de 2019

Infantil e EF I encerram atividades extras

GTEeN é campeã geral da Fase Nacional do TBR

A equipe de robótica GTEeN, do Curso G9, conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país, em 7 e 8 de dezembro, em Guarulhos (SP). Essa categoria envolve alunos entre 9 e 15 anos.

 

Vale destacar que a GTEeN chegou à fase nacional ao vencer a etapa Regional Sul de Minas, realizada em Itajubá. A Gdroid, que conquistou a categoria High da Regional, destinada aos estudantes de 15 a 19 anos, também fez bonito em Guarulhos.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição; Tecnologia e Engenharia, que é o projeto do robô – a sua arquitetura, a sua estrutura e a sua programação; Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe; Desafios Práticos, que são as competições nas mesas – vence a disputa o robô que completar o maior número possível dos desafios propostos.

 

“De certo modo, não foi surpresa essa vitória, mas sim fruto de muito suor e trabalho eficiente de todos os membros do grupo. Isso porque a GTEeN cresceu muito ao longo do ano e, após a fase regional, percebi que, se os ajustes fossem feitos, a equipe chegaria ao topo”, explicou o professor de Matemática do Curso G9, Vicente Carlos Martins, um dos mentores das equipes, ao lado do professor Mateus Francisco.

 

Para a aluna Marina Moreno Motta Carmanhani, da GTEeN, desde o início, “toda a equipe se empenhou e trabalhou muito para essa conquista”. “Foram muitos dias de trabalho e esforço para o tão esperado TBR; nesse período, a equipe se manteve sempre unida e responsável para o desenvolvimento de tamanho projeto como esse”, completou.

 

“Esse foi mais um de todos os incríveis TBR no qual eu pude viver muitas experiências, que levarei para toda a vida. Toda a equipe se esforçou e se divertiu muito. Estamos completamente gratos a todos participantes e, principalmente, aos nossos professores, que nos apoiaram e nos ajudaram a trazer esse troféu inédito para o Curso G9 – esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros”, destacou Marina Carmanhani, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turma F81).

 

O Curso G9 participa de competições de robótica desde 2010. Além da Gdroid e GTEeN, há uma outra equipe, a GnORANGE – que não participou da competição deste ano. “A GTEeN é a equipe mais antiga do Torneio Brasil de Robótica e já obteve todas as premiações possíveis, faltava apenas ser campeã geral do torneio. Agora, a GTEeN é super campeã”, disse Vicente Martins.

 

 

Leia Mais
...
12 de dezembro de 2019

GTEeN é campeã geral da Fase Nacional do TBR

Educação Infantil realiza experimento de vulcão

Experiências químicas, trabalho em equipe e muita diversão marcam os trabalhos da Feira do Conhecimento 2019 da Educação Infantil. 

O tema da Feira é os 150 anos da Tabela Periódica – “O Mapa da Química”. O subtema das turmas do Maternal é “Elementos na diversão”. Os alunos fizeram diversos experimentos em sala de aula e em casa para ver como a química está presente no nosso dia a dia. As turmas do Jardim trabalharam com o subtema “Elementos Químicos na alimentação” e descobriram os mais diversos elementos presentes nos alimentos que consumimos diariamente. 

Projeto Vulcão

O projeto do Vulcão veio para integrar todas as turmas da Educação Infantil, de forma que eles realizassem um trabalho unificado. Essa atividade conseguiu englobar os dois temas trabalhados, pois uniu os experimentos químicos das turmas do Maternal com os elementos químicos vistos, na cozinha de casa, pelos alunos do Jardim. A atividade foi dividida em três partes: a montagem da maquete, a pintura e o experimento químico da erupção do vulcão, utilizando bicarbonato de sódio e vinagre. 

Além de ser um trabalho para Feira, esse projeto contou com a participação de todas as professoras regentes, das assistentes do segmento e dos professores de inglês Marco Antonio Gomes Carneiro e Ildefonso da Silva Lemes Neto, responsáveis pelas aulas de Inglês da Educação Infantil no Programa Bright Futures. 

“Esse tipo de projeto é interessante porque os alunos, além de aprenderem um vocabulário de inglês, têm uma vivência nova, aprendem a ajudar os colegas, a compartilhar e a trabalhar com crianças de outras idades”, contou o professor Marco Antonio, que acompanhou os alunos durante o projeto. “Essa atividade trabalhou desde aspectos pedagógicos até experimentos químicos, e isso tudo conversando em inglês”, concluiu.

Leia Mais
...
24 de setembro de 2019

Educação Infantil realiza experimento de vulcão

Ensino Médio faz Oficina de Sabão e Sabonete

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Curso G9 deram continuidade à Oficina de Sabão/ Sabonete, que havia começado no semestre passado. A atividade faz parte do projeto interdisciplinar de Ciências Naturais e tem como tema principal a Sustentabilidade. A segunda etapa dessa atividade aconteceu em 5 de setembro, no Laboratório de Ciências do colégio. 

“Com esse tipo de projeto, os alunos percebem a questão do dimensionamento, de planejar uma atividade futura. Eles entendem todo o processo que devem seguir para conseguir a produção”, disse o professor de Química do G9, Glauber Luz. “Além disso, aprendem sobre a questão do mercado consumidor, pois um dos produtos tem um foco maior na venda, então tem que chamar a atenção esteticamente e o outro tem um foco na usabilidade, então deve render mais e ser mais durável”, explicou. 

Para o professor, “o mais importante é que os alunos veem como a química se aplica na produção artesanal e que também pode despertar vocações tanto na área de química quanto na área de planejamento e administração”, disse. 

Oficina

No primeiro semestre de 2019, os alunos foram ao Laboratório de Química da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para aprender como fazer sabão utilizando óleo, soda cáustica e outros elementos químicos. 

Depois de aprenderem como fazer o sabonete, decidiram pela produção em larga escala para venderem o produto no Bazar Solidário – todo o recurso será aplicado no Projeto Natal Solidário, que acontece no final do ano.

Fonte: Agência Contexto 

Leia Mais
...
24 de setembro de 2019

Ensino Médio faz Oficina de Sabão e Sabonete

Simulação do Conselho de Segurança da ONU

Debates, política de aliança e muita pesquisa marcaram a Simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do Curso G9. A atividade, realizada em 6 de setembro, integra o trabalho interdisciplinar de Geografia, Espanhol, Inglês e Português. 

“O objetivo dessa atividade é que os alunos tenham a capacidade de argumentar, discutir e chegar a alguma conclusão de consenso”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza, idealizadora do projeto.  “Outro fator é que, com essa atividade, eles ficam atentos aos problemas enfrentados por outros países, como é o caso da Venezuela”, completou. 

A Simulação do Conselho de Segurança da ONU é uma atividade que acontece anualmente no Curso G9, com os mais variados temas. Este ano, o escolhido foi a Questão da Venezuela. Para realizar o projeto, os alunos são divididos entre os diversos países que compõe o Conselho de Segurança da ONU. Cada grupo precisa estudar o posicionamento de seu país sobre a questão, ler notícias na mídia e pesquisar sobre o tema em livros. 

A atividade começou no segundo bimestre, nas aulas de Geografia, quando os alunos começaram a pesquisar sobre o país vizinho. Além das pesquisas, tiveram aula sobre a crise que esse país vive e, como forma de enriquecer ainda mais ainda o projeto, foi realizado um Seminário sobre a Crise na Venezuela, ministrado pelo venezuelano Alexander Albarrán. 

Conselho de Segurança

Durante a Simulação deste ano, cada aluno defendeu o ponto de vista de seu país, apresentando dados para defender sua argumentação. Além disso, como parte da atividade, cada aluno teve que escrever um “Documento de Posição Oficial”, seguindo algumas regras específicas que demonstrasse qual o posicionamento de cada país. 

Após os argumentos apresentados, os alunos propuseram soluções para ajudar a Venezuela e seu povo. As ideias que apareceram foram desde o envio de ajuda humanitária, até uma possível intervenção militar no país. Ao final da simulação houve uma votação para decidir qual proposta era a mais válida para solucionar o problema. 

Como cada turma realizou o trabalho de forma independente: houve dois resultados para as mais diversas propostas levantadas. A Turma F92 concordou em votação que o envio de ajuda humanitária é a melhor solução para a atual tensão política vivida no país. Já a Turma F91 não chegou a nenhum acordo, pois em nenhuma proposta apresentada os alunos conseguiram a maioria dos votos.

Leia Mais
...
24 de setembro de 2019

Simulação do Conselho de Segurança da ONU

Cardápio do ConViver: de 09 a 13 de setembro

 

 

09/09 | SEGUNDA-FEIRA

Salada: Alface, Tomate, Soja, Acelga, Chuchu Com Ovos, Salada Marroquina. Prato Principal: Bife Acebolado com Bacon. Opção/Vegetariano: Filé de Frango, Rondele Quatro Queijos com Molho Branco, Bolinho de Soja. Guarnição: Couve-flor com Ervas Finas e Queijo. Fruta: Melão

 

10/09 | TERÇA-FEIRA

Salada: Alface, Tomate, Feijão Branco, Rúcula, Beterraba Cozida, Macarronese. Prato Principal: Filé de Frango à Milanesa. Opção/Vegetariano: Filé de Frango, Tomate com Queijo, Carne Suína em Cubos. Guarnição: Creme de Milho. Fruta: Salada de Frutas.

 

11/09 | QUARTA-FEIRA

Salada: Alface, Tomate, Lentilha, Repolho Roxo, Vagem com Ervas Finas, Salada Bifum. Prato Principal: Peixe ao Molho. Opção/Vegetariano: Filé de Frango, Torta de Legumes, Guisado Misto. Guarnição: Mandioca Sautée. Fruta: Uva.

 

12/09 | QUINTA-FEIRA

Salada: Alface, Tomate, Milho, Agrião, Abobrinha, Cuscuz de Quinoa. Prato Principal: Carne Assada ao Alho. Opção/Vegetariano: Filé de Frango, Batata Recheada com Frango, Batata Recheada com Queijo. Guarnição: Espaguete na Chapa. Fruta: Melancia.

 

13/09 | SEXTA-FEIRA

Salada: Alface, Tomate, Grão de Bico, Almeirão, Quiabo e Salada Marroquina. Prato Principal: Assado Mineiro. Opção/Vegetariano: Filé de Frango, Abobrinha Recheada, Escondidinho de Carne. Guarnição: Couve Refogada Alho e Óleo. Fruta: Salada de Frutas.

 

 

Leia Mais
...
09 de setembro de 2019

Cardápio do ConViver: de 09 a 13 de setembro

Tabela

Os 150 anos da Tabela Periódica é tema da Feira do Conhecimento 2019 do Curso G9. O evento, que será aberto à visitação pública nos dias 12 e 13 de setembro, tem como slogan “Tabela Periódica: O Mapa da Química”. 

A Feira do Conhecimento é o maior e mais tradicional projeto pedagógico do Curso G9 que, neste ano, está em sua 25ª edição. A atividade envolve alunos do Maternal à 2ª série do Ensino Médio em trabalhos de pesquisa, separados por subtemas (veja abaixo), que começam logo no início do ano letivo. 

Durante o trabalho de levantamento de dados e informações, os alunos participam de palestras, seminários e visitas técnicas. Este ano, houve seminário sobre Química, palestra sobre Radioatividade, plantio de feijões na horta da escola e experiências químicas, entre outras atividades.

Ao final, apresentam as pesquisas realizadas a uma banca de avaliação, formada por professores, coordenadoras pedagógicas, diretores e convidados. Além disso, há uma equipe responsável pela ambientação externa da escola durante a Feira do Conhecimento, que acontecerá em setembro. Essa equipe é formada por alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, com a orientação da professora de Arte, Anabel Faria Floriano Ribeiro.

Confira os subtemas da Feira do Conhecimento do 2019:

 

AMBIENTAÇÃO

O papel fundamental da Química na evolução das artes plásticas – na descoberta e produção de tintas e no uso dos metais, minerais e rochas nas esculturas

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Elementos na diversão – Turmas do MaternalElementos químicos na alimentação – Turmas do Jardim

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

Cálcio e a saúde dos dentes e dos ossos – Turma F11 e F12Os elementos químicos e o sistema locomotor – Turmas F21 e F22Alumínio, o metal eternamente reciclável – Turmas F31 e F32Da ciência para minha casa – Turmas F41 e F42Por que o cobre é o metal mais utilizado na condução de energia elétrica? – Turmas F51 e F52

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

Sódio: mocinho ou vilão para a humanidade? – Turma F61Os elementos químicos da Terra explicam a ausência de vida em Marte? – Turma F62Como o ouro e a prata levaram o homem a explorar novas terras – Turma F71Como a busca por elementos valiosos escravizou populações em diferentes momentos da história – Turma F72Elementos radioativos: histórias, perspectivas e mitos (Benefícios da Radiação) – Turma F81Elementos radioativos: histórias, perspectivas e mitos (Malefícios da Radiação) – Turma 82Estrelas: O útero onde são gerados os elementos – Turma F92Metais pesados: não vivemos sem eles, mas morremos com eles – Turma F91

 

ENSINO MÉDIO

Elementos químicos e suas ações preventivas e corretivas no tratamento do câncer – Turma M11Química, tecnologia e inovação – nanociência – Turma M12A corrida espacial e a busca por elementos químicos novos/conhecidos – Turma M21O trem de ferro das Minas Gerais – Turma M22

Fonte: Agência Contexto

Leia Mais
...
06 de setembro de 2019

Tabela

TOPO