Loader Image

NOTÍCIAS

Alunos do Ensino realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências

Alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turmas M21 e M22) do Curso G9 realizaram uma atividade maker durante aula de Física realizada no Espaço Ciências, com o professor Kleber Luiz Nogueira, e coordenação do professor Vicente Carlos Martins.

 

“Os alunos construíram pêndulo eletrostático e eletroscópio de folhas para observar a natureza elétrica dos corpos e entender na prática os processos de eletrização estudos em sala de aula”, explicou Kleber Nogueira.

 

Para a realização da atividade, os alunos  usaram materiais simples, como barbante, papel alumínio, canudos e frascos de vidros, além de utilizarem um Gerador de Vandergraft – usado para realizar experimentos e estudos nas áreas de eletricidade, eletrostática, radiação e física de partículas –, com o objetivo de entender na prática os processos de eletrização, estudados em sala de aula.

 

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Curso G9 para o Ensino Médio neste link.

Leia Mais
...
25 de março de 2024

Alunos do Ensino realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências

Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II aprenderam, durante as aulas de Arte, sobre os diferentes materiais e técnicas utilizadas na criação de esculturas. O material, trabalhado pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, integra o capítulo 2 da plataforma Geekie One.

 

Os alunos descobriram que qualquer material pode ser usado como suporte para a escultura, e que a escolha desse material é fundamental para determinar a técnica e as ferramentas a serem utilizadas.

 

Neste contexto, eles foram apresentados às esculturas bidimensionais, tanto de alto como baixo relevo. Aprenderam que nem todas as esculturas são tridimensionais, e passaram a explorar essa forma de arte em suas aulas.

 

Após adquirirem conhecimento e discutirem sobre o assunto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e criar suas próprias esculturas bidimensionais utilizando materiais não convencionais que encontraram em casa e na escola.

 

“Com uma folha em mãos e utilizando toda a criatividade, os alunos utilizaram a técnica de Assemblagem, ou colagem, para criar suas obras de arte. Essa experiência prática permitiu que eles explorem diferentes possibilidades e estimula a criatividade e o pensamento fora da caixa”, explicou o professor. 

Leia Mais
...
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula

Você sabia que a arte está presente no mundo há muito tempo? Essa foi a pergunta norteadora do primeiro capítulo da Geekie na disciplina de Arte para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62). Foi a partir dela que o professor André Felipe de Oliveira Andrade despertou a curiosidade da turma para o tema.

 

O professor explicou que, desde cedo, a humanidade tem necessidade de se expressar, isso antes mesmo de a escrita ser inventada. A arte produzida na pré-história é chamada de Arte Rupestre e é encontrada em vários lugares do mundo em períodos diferentes.

 

Durante a aula, o professor André explicou que os desenhos nas paredes das cavernas eram utilizados para representar a vida cotidiana, cenas de caça, plantas e animais. Era uma forma de transmitir conhecimento, registrar acontecimentos e perpetuar a cultura daquele tempo.

 

“Nessa atividade em sala de aula, utilizamos alguns materiais mais aprimorados, mas nossa intenção é semelhante: utilizar alguns ingredientes naturais (temperos e água) para produzirmos nossas próprias tintas e, depois, finalizar com uma pintura, tendo como inspiração, a pintura Rupestre”, explicou.

 

Os alunos ficaram empolgados com a proposta e se dedicaram a criar suas tintas e pinturas rupestres. Eles aprenderam sobre a importância da arte na comunicação e na preservação da história, assim como os nossos ancestrais pré-históricos.

Leia Mais
...
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula

Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física

O professor de Física, Kleber Luiz Nogueira, promoveu uma aula prática com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, explorando o tema “Sensação Térmica”. A atividade foi realizada em 4 de março, no Espaço Ciências, coordenado pelo professor Vicente Carlos Martins.

 

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de construir um termômetro, colocando em prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Sob a orientação do professor Kleber, eles puderam observar o funcionamento do termômetro ao medir a temperatura de diversos corpos, aplicando e aprimorando os conceitos de sensação térmica.

 

O professor Kleber Luiz Nogueira ressalta a importância da experiência prática em laboratório, acreditando que ela contribui significativamente para a visualização e compreensão dos conceitos teóricos. “A iniciativa visa enriquecer o aprendizado dos alunos, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa no ensino de Física”, explica.

 

“Parabenizamos o professor Kleber pela iniciativa e agradecemos ao professor Vicente pelo apoio fundamental na realização dessa aula prática. Os alunos destacaram a qualidade da experiência, reconhecendo o impacto positivo no entendimento dos conceitos abordados”, destacou a coordenadora pedagógica do segmento, professora Marcia Gil de Souza.

 

Leia Mais
...
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física

Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial

A equipe de Futsal do Curso G9 venceu Desafio de Futsal Intercolegial, realizado em 2 de março, no Colégio Empreender. O evento esportivo envolveu times de quatro instituições educacionais de Itajubá: Curso G9, Colégio Sagrado Coração de Jesus, XIX de Março e Colégio Empreender.

 

“Foi uma ótima oportunidade para nossos atletas, que estão em preparação para a fase municipal do Jogos Escolares de Minas Gerais”, explicou o professor de Educação Física do Curso G9, Alex Souza, que organizou o torneio.

 

A equipe do Curso G9 é composta pelos atletas Arthur Ribeiro Costa (Turma M31), Enzo Sousa Dias (Turma M11), Felipe Souza (Turma M21), Henrique Chiaradia Cândido (Turma M11), Jesus Marcial Figueira Gonzales (Turma M12), João Gabriel Silva de Oliveira (Turma M22), João Pereira Ramos Vassalo (Turma M31), Lucas dos Santos (Turma M31), Lucca de Carvalho (Turma M31), Maruan Vieira Silva Mohallem (Turma M12), Paulo José Costa Pedroso (Turma M31), Pedro Henrique Feichas Costa (Turma M21) e Tomas Kazuo Vilela Hess (Turma M11).

 

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. A Fase Municipal deverá ocorrer ainda em março.

Leia Mais
...
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial

Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024

Um momento de reflexão sobre o tempo marcou o início dos preparativos para a Feira do Conhecimento 2024 do Curso G9: a linha do tempo da humanidade, desde o surgimento do Homo Sapiens Moderno até os dias atuais, serviu como pano de fundo para a discussão com alunos do Ensino Médio, sob a mediação do professor de Matemática, Giovanni Henrique Faria Floriano, diretor de Planejamento do colégio. A atividade foi realizada em 27 de fevereiro.

 

Já os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II participaram, no dia seguinte, de uma sensibilização conduzida pelos professores. O debate também girou em torno do tempo e da percepção que temos sobre ele: foi um bate-papo descontraído e proveitoso.

 

O tema geral da Feira 2024 é “Hábitos e Biotecnologia para uma vida longa e saudável”. A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral.  O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.

 

Desde o início do ano letivo, os alunos, orientados pelos professores, realizam  pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação e da criação da logo para a divulgação desse evento. No terceiro trimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.

 

Clique aqui e veja os trabalhos das últimas edições da Feira do Conhecimento.

Leia Mais
...
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024

Curso G9 abre processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular 2024

Estão abertas, até 22 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo de bolsa de estudo para o Pré-vestibular do Curso G9 2024. O critério para a concessão dos descontos é a nota que o candidato obteve no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023: quando maior a nota, maior o desconto.

 

Para participar, os candidatos devem se inscrever pelo link: https://cursog9.com/bolsas/, lembrando que é fundamental anexar uma cópia do relatório de notas do ENEM, obtido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

 

Após o envio dos documentos, o candidato receberá a confirmação da inscrição via e-mail. Caso não receba a resposta, é necessário entrar em contato com a escola para verificar o processamento dos dados. O telefone é (35) 3623-1877.

 

Reunião Presencial

O processo seletivo inclui também uma reunião presencial com todos os candidatos. O encontro será no Curso G9, em 23 de fevereiro, às 14h. O colégio fica na Avenida Doutor Jerson Dias, 175, bairro Estiva – é a mesma avenida da Prefeitura de Itajubá e do Teatro Municipal Christiane Riera.

 

O encontro visa apresentar a estrutura e o funcionamento do Curso G9, as normas e valores da instituição, as regras do Pré-vestibular e o material do Geekie One. Também será divulgada a classificação dos candidatos e o percentual de desconto, de acordo com a colocação. O início das aulas será em 4 de março.

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Curso G9 pelo telefone (35) 3623-1877. Para saber mais sobre o Pré-vestibular do Curso G9, clique aqui.

Leia Mais
...
22 de janeiro de 2024

Curso G9 abre processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular 2024

Alunos do G9 são destaque na Etapa Verão do Circuito das Estações de Xadrez

Atletas do Curso G9 se destacaram na etapa de Verão do Circuito das Estações Genius 2023. O evento foi realizado, nos dias 16 e 17/12 no Curso G9. Esta foi a última etapa do circuito, que no total recebeu mais de 800 inscrições no ano.

 

O Circuito é realizado pela Genius Academia de Xadrez e é composto por dois torneios: o Escolar, destinado a crianças de até 13 anos de idade; e o torneio Rápido FIDE/CBX, aberto para qualquer idade.

 

 

Confira a classificação dos nossos atletas:

 

SUB 09 FEMININO

1º - Giovanna Almeida Magalhães

6º - Júlia Neves de Araújo

7º - Alice Grimm de Faria Favale

 

SUB 11 FEMININO

2º - Laura Zambrana Lúcio

3º - Sofia Brito Riera

6º - Ana Julia Matos Fernandes

8º - Letícia Gonçalves Dias

 

SUB 07 MASCULINO      

2º - Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

3º - Iago Alkmin dos Santos

6º - Murilo Gabriel Toledo Dias

7º - Leonardo Giaj Levra Bittencourt

 

SUB 09 MASCULINO

4º - Rafael Vinícius Toledo Dias

6º - Diogo Zambrana Lúcio

11º - Gustavo Raposo Tiengo

14º - Bernardo Bueno Chiaradia

 

SUB 11 MASCULINO

6º - Davi Brito Riera

7º - Samuel Rangel Bustamante

10º - Gabriel Grimm de Faria Favale

 

SUB 13 MASCULINO

2º - André Bernardo Britto

 

SUB 18

1º - Renan de Souza Stockler Morais

7º - Joao Henrique de Oliveira Bezerra

 

ABSOLUTO

2º - Enzo de Almeida Ramos

Leia Mais
...
20 de dezembro de 2023

Alunos do G9 são destaque na Etapa Verão do Circuito das Estações de Xadrez

Alunos do Ensino Médio constroem “Ponte de Macarrão” em projeto de Física

Alunos do 1º ano do Ensino Médio (Turmas M11 e M12) apresentaram, em 1º de dezembro, a culminância do projeto de Física intitulado “Ponte de Macarrão”, coordenado pela professora Pâmella Duarte dos Santos.

 

Esse projeto envolveu a construção, pelos alunos, de pontes com macarrão e colas, seguindo alguns critérios específicos e iniciado em outubro. A proposta possibilitou a compreensão da estática dos corpos rígidos e permitiu estabelecer relações entre o ensino da física e o cotidiano dos estudantes.

 

O objetivo era verificar, na prática, se as pontes construídas pelos alunos resistiriam ao maior esforço possível antes de romperem.  Para tanto, as turmas contaram com a competência do professor Giovanni Henrique Faria Floriano para projetar a mesa de testes, que foi feita pelo sr. João Roque, da Manutenção.

 

“Foi divertido, dinâmico e motivador. Parabéns a todos os que se envolveram na realização do projeto. Que deixe boas lembranças e um sólido aprendizado”, disse a professora.

Leia Mais
...
11 de dezembro de 2023

Alunos do Ensino Médio constroem “Ponte de Macarrão” em projeto de Física

Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”

Uma tarde de pura diversão: assim foi a apresentação do circo “Cartola do André”, um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II , para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

 

“O circo Cartola do André é um projeto interdisciplinar desenvolvido com os alunos 8º ano. Durante o segundo trimestre, as turmas estudaram sobre as manifestações artísticas circenses que aconteceram em muitos países, como Índia, Egito, China e Itália, sendo o Circus Maximus, em Roma, uma das origens mais conhecidas”, explicou o professor de Arte, André Felipe de Oliveira Andrade.

 

De acordo com o professor, os alunos aceitaram a proposta desde o início. “No começo, tiveram dificuldade em encontrar as habilidades para a montagem dos números do circo, porém, cada um correu atrás do seu talento, muitos ensaios aconteceram e, com sucesso, o “circo Cartola do André”, foi apresentado com excelência”, disse.

 

HISTÓRIA

O Circus Maximus era um local destinado ao lazer e entretenimento do povo romano, aconteciam espetáculos de palhaços, malabares, contorcionistas,  engolidores de fogo, além de apresentações de eventos de jogos e corridas de cavalos.

 

Em sua origem, o circo estabelecia sua apresentação em um lugar fixo. Mais tarde, surgiram as companhias circenses, que se deslocavam de uma cidade para outra com espetáculos itinerantes.

 

“No  século XVIII, o circo passa a apresentar uma estrutura em um picadeiro circular. No Brasil, esse estilo de circo geralmente é administrado por famílias e passado de geração a geração. Já o circo contemporâneo ou novo circo é caracterizado por grandes espetáculos ou shows”, destacou.

Leia Mais
...
07 de dezembro de 2023

Alunos do 8º ano fazem apresentação circense “Cartola do André”

Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) apresentaram aos pais e professores o resultado do Projeto Lojinhas, desenvolvido na disciplina de Matemática, com o professor Vicente Carlos Martins.

 

Vinculado ao projeto, também teve a exposição de um álbum de fotografias, que foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História,  Inglês e Literatura.

 

O Projeto Lojinhas foi retomado este ano no 1º trimestre. Nas aulas de Matemática, os alunos usaram de muita criatividade e negociação para a criação de suas Lojinhas e nelas simularam as negociações de compra e venda, contextualizando assim, todo o conteúdo que era ensinado em sala de aula.

 

“Isso tornou mais fácil a familiaridade com os termos da matemática financeira, como porcentagem, modalidades de vendas, preços de custo e de venda, descontos e juros. As Lojinhas propiciaram várias habilidades como o uso das planilhas Google que envolvem programação de fórmulas, o uso da calculadora em sala de aula e a mais importante delas, o trabalho em equipe”, explicou o professor Vicente Carlos Martins.

 

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS

A construção de um álbum de fotografias também foi vinculado a esse projeto. Esse álbum foi trabalhado nas disciplinas de Arte, Geografia, História,  Inglês e Literatura, concomitantemente, com a obra “Os meninos morenos” de Ziraldo. 

 

Os alunos resgataram através de fotografias e relatos momentos inesquecíveis que fizeram parte da vida de cada um. Assim, o álbum transformou-se em um livro de memórias trazendo um pouquinho da história, da família e dos afetos que se constroem, dia após dia, ao longo da vida. Os pais dos alunos tiveram a oportunidade de comprá-lo no encerramento do projeto.

Leia Mais
...
30 de novembro de 2023

Projeto Lojinhas ensina matemática financeira de forma lúdica aos alunos do 6º ano

Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira

Alunos do 8º ano  do Ensino Fundamental II visitaram, em 1º de novembro, a empresa Água Serra da Mantiqueira no município de Delfim Moreira. A atividade é um desdobramento do que as turmas estudaram na disciplina de Geografia, com o professor Clóvis José Fernandes.

 

O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica do segmento, Andrea Rodrigues Fortes Ribeiro, e pelo professor Marcelo Calderaro.

 

“O objetivo do estudo é analisar a importância dos recursos hídricos, discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água”, explicou Clóvis Fernandes.

 

Durante a visita, os alunos conheceram o laboratório de análise, o sistema de engarrafamento, o armazenamento e como é feita a distribuição da água. Receberam também orientações sobre as certificações e autorizações necessárias para que a empresa funcione.

Leia Mais
...
06 de novembro de 2023

Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira

Curso G9 promove palestra “Família e Internet: como aumentar nossa segurança”

O Curso G9 promoverá, no próximo dia 8 de novembro, a palestra “Família e Internet: como aumentar nossa segurança”. A convidada é Sheylli Caleffi, treinadora de comunicação e oratória, ativista pela erradicação da violência sexual há mais de dez anos e coordenadora de um grupo de apoio com mais de quatro mil membros. O evento será no G9, às 19h30.

 

Entre os objetivos do evento, destacam-se:

Fortalecer as famílias (pais e cuidadores) para que consigam aumentar a proteção em relação aos riscos atuais de interações no ambiente virtual, especialmente os relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes;Conhecer a atuação de criminosos e suas principais abordagens;Entender como funcionam as plataformas digitais e como utilizá-las para efeitos positivos;Aprender a iniciar conversas constantes em casa para que toda a família fique protegida;Compreender como a interação nas redes pode gerar problemas psicológicos e práticos na vida de crianças e adolescentes como vício em telas, insônia, falta de concentração e raiva, além de questões de sociabilidade.

 

INSCRIÇÃO

A entrada é franca. A escola, através de seu projeto social, solicita a doação de 01 kg de alimento não-perecível em prol de instituições sociais de nossa cidade.

 

A inscrição pode ser feita na Secretaria do Curso G9 ou pelo telefone (35) 3623-1877 até o dia 07/11. As vagas são limitadas.

 

Vale destacar que, por conta do conteúdo e abordagem da palestra, é vedada a participação de menores de 18 (dezoito) anos.

Leia Mais
...
31 de outubro de 2023

Curso G9 promove palestra “Família e Internet: como aumentar nossa segurança”

Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade

Ao longo do 3º trimestre, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II estudaram sobre o texto jornalístico nas aulas de redação com a professora Cláudia Fortes. Nessas aulas, aprofundaram o estudo ao lerem quatro reportagens redigidas pela jornalista Paula Ferreira do jornal Estado de S. Paulo (Estadão) sobre a sustentabilidade no meio ambiente, principalmente na Amazônia.

 

Paula Ferreira esteve presente para a cobertura do evento “Cúpula da Amazônia”, ocorrido em agosto deste ano, no Pará. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de conhecê-la através de uma entrevista online  para enriquecer essa aprendizagem.

 

“Como jornalista, me senti muito orgulhosa de poder conversar com estudantes tão preocupados com a realidade do Brasil e com questionamentos tão pertinentes. Tenho certeza de que aprendemos muito uns com os outros durante a atividade e fico feliz por ter mostrado um pouco da importância do acesso à informação para a construção de uma sociedade mais justa”, disse Paula Ferreira

 

Quem é a jornalista Paula Ferreira?

Paula Ferreira nasceu em Cachoeira Paulista (SP), entretanto tem um laço afetivo com Itajubá, pois seus avós paternos são itajubenses e seu pai também nasceu nessa cidade.

 

É jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz nove anos que ela trabalha nessa profissão. Seu primeiro estágio foi na Rede Bandeirantes, depois passou a trabalhar no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Em 2015, fez uma série nesse jornal sobre “Escolas buscam formas de educar em meio a cotidiano de violência”, em que ganhou o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, também conhecido como Prêmio Esso, na categoria Educação. Esse Prêmio é a mais importante distinção conferida a profissionais de imprensa no Brasil. Hoje, trabalha para o jornal Estado de S. Paulo, em Brasília, fazendo matérias sobre política pública.

 

Recentemente, esteve no evento Cúpula da Amazônia 2023, em que teve a oportunidade de fazer várias reportagens sobre a vida dos ribeirinhos dessa região. Entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para a Conferência das Nações Unidas (COP 28) sobre as mudanças climáticas.

Leia Mais
...
27 de outubro de 2023

Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade

Exposição dos trabalhos da Feira do Conhecimento 2023 será nos dias 19 e 20 de outubro

A exposição de trabalhos e apresentações artísticas da Feira do Conhecimento 2023, que tem como tema central “Fotografia de Sebastião Salgado: Espelho da Realidade”, acontecem nesta quinta (19/10) e sexta (20/10), nas dependências do Curso G9.

 

A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral.  O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.

 

Durante o primeiro e o segundo trimestres, os alunos, orientados pelos professores, realizam  pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação e da criação da logo para a divulgação desse evento. No terceiro trimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.

 

Confira a programação:

 

19/10 – QUINTA-FEIRA

8h: Publicação do site da Feira do Conhecimento 2023: cursog9.com/feira8h às 12h e 14h30 às 17h: Exposição dos trabalhos no Curso G913h30: Musical | Educação Infantil - Apresentação16h: Coral G9 Em Canto – Sala de Arte17h: Musical | 1º ano EF I – Apresentação18h: Apresentações Artísticas | EF II e EM

 

20/10 – SEXTA-FEIRA

8h às 12h: Exposição dos trabalhos13h30: Musical | Educação Infantil – Apresentação14h30: Apresentações Artísticas | EF II e EM16h: Coral G9 Em Canto – Sala de Arte17h: Musical | 1º Ano EF I – Apresentação

Leia Mais
...
18 de outubro de 2023

Exposição dos trabalhos da Feira do Conhecimento 2023 será nos dias 19 e 20 de outubro

Curso G9 é top 5 no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

O Curso G9 conquistou, pela segunda vez consecutiva, o quinto lugar geral no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez. A edição 2023 foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, nas dependências do Colégio Militar, em Belo Horizonte (MG). O torneio reuniu 458 crianças e adolescentes, de 16 estados brasileiros.

 

O grande destaque do Curso G9 foi a aluna Giovanna Magalhães de Almeida, que venceu a Categoria Sub 08 Feminina, o seu sétimo título em torneios nacionais. O colégio também conquistou ainda dois terceiros lugares: Julia Neves na Sub 08 Feminino e Renan Morais, na Sub 16 Masculino.

 

Já Iago Alkmin ficou em 4° lugar na Categoria Sub 05 Masculino e Diogo Zambrana, em 10° lugar, na Sub 08 Masculino. Também integraram a equipe do Curso G9 os alunos Laura Zambrana  (14° lugar na Sub 11 Feminino), Enzo Almeida  (12° lugar na Sub 13 Masculino) e Luisa Aimi (14° lugar na Sub 09 Feminino).

 

“Somos top 5 no xadrez nacional, mais uma vez, graças ao desempenho de todos os nossos atletas de nossa delegação: todos se empenharam muito e conquistamos bons resultados”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. “O resultado é fruto do trabalho realizado pelo colégio há mais de uma década e à intensa preparação que tivemos desde o início do ano letivo”, completou.

 

Em 2022, o Curso G9 também conquistou a 5ª colocação geral no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado em Poços de Caldas.

 

HEPTACAMPEÃ

“Estou muito feliz por conquistar mais um título, pois me preparei todos os dias para conseguir fazer o meu melhor. Também pedia a Deus para acalmar meu coração durante as partidas, e Ele cuidou de tudo”, disse a agora heptacampeã brasileira Giovanna Magalhães de Almeida, que é mestra nacional em Xadrez.

 

Giovana Almeira disse que está “muito feliz em reencontrar tantos amigos que fiz no xadrez e estar levando tantos outros amigos para os campeonatos comigo”. Com vitória, é a terceira vez que vence o Campeonato Brasileiro Xadrez Escolar – ela também foi campeã em 2020 e 2021. Os outros quatro títulos aconteceram no Festival Nacional da Criança (Fenac) – Ritmo Rápido (2022 e 2023), Ritmo Blitz (2023) e Ritmo Clássico (2023).

Leia Mais
...
16 de outubro de 2023

Curso G9 é top 5 no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

TOPO