O professor de Inglês do Ensino Infantil do Curso G9, João Gabriel Cavalcante, é o primeiro Embaixador Google de Itajubá, certificação concedida pela Foreducation EdTech. A empresa é a primeira Google Cloud Partner – Education Specialization da América Latina, que há 13 anos estuda os benefícios do uso das tecnologias digitais em sala de aula e as contribuições para a melhoria da aprendizagem. Criado em 2017, o programa já certificou 100 professores no Brasil.
“O Professor Embaixador se destaca no uso de tecnologias na escola. Trabalha colaborativamente com seus pares, orientando, esclarecendo dúvidas e motivando o uso de novos recursos, ferramentas e projetos com apoio de tecnologias”, explica o coordenador do Projeto de Embaixadores na Foreducation EdTech, Gabriel Tavares. “Professor Embaixador conhece, usa e compartilha o que sabe”, completa.
O professor do Curso G9 diz que se sente “extremamente feliz e privilegiado” ao ser indicado para o programa. “Sei que essa certificação é um diferencial que poderá me ajudar na carreira como educador em um mundo cada vez mais digital. Com certeza, haverá um impacto positivo de termos o programa implantado em nossa escola, pois isso permitirá que os professores tenham acesso mais próximo às ferramentas, facilitando o seu uso e domínio em sala de aula”, destaca o professor João Gabriel.
Google for Education
“A seleção do nosso professor é motivo de alegria para todos nós. Ele foi o primeiro a completar todas as etapas de certificação. Essa ação integra o nosso programa de capacitação em Fluência Digital em ferramentas Google, que está sendo aplicado pela Foreducation EdTech”, diz o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.
De acordo com Giovanni Faria, foram escolhidos um professor por segmento de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os escolhidos recebem treinamento especial da Foreducation EdTech e, ao final, passam por um processo de avaliação.
Embaixador Google
“A avaliação consiste em executar três tarefas: um teste com 32 questões; o envio de um plano de aula que contemple o uso das ferramentas do Google; e um workshop ofertado aos professores e/ou colaboradores do Curso G9”, fala o professor João Gabriel.
Ele conta que sempre gostou da área de informática e, desde os 12 anos, realiza cursos de capacitação e técnico na área. “Quando entrei no colégio, conhecia várias ferramentas do Google – como Planilhas, Apresentações, YouTube, Gmail, Google Ads, Hangouts, Fotos, Drive e Maps”, mas foi como professor, e durante a quarentena, que me aprofundei mais e conheci diversas outras ferramentas, como o Google Meet, Sala de Aula, Sites e Jamboard”, conta. O Curso G9 é escola parceira da plataforma Google for Education desde abril deste ano.
“No momento em que me percebi professor, sabia que os conhecimentos em informática me seriam úteis, mas não que seriam tão importantes e nem que me trariam tantas oportunidades incríveis como essa. Espero agarrá-las da melhor forma, sempre ajudando meus colegas e buscando aprender cada vez mais”, destaca.
Aulas Remotas
O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.
Professor do Curso G9 é o 1º "Embaixador Google" de Itajubá
Um bate-papo descontraído, mas repleto de informações importantes sobre as abelhas e a natureza. Assim foi o encontro virtual, em 28 de agosto, dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.
“A floresta é o supermercado das abelhinhas, por isso precisamos cuidar bem do nosso meio ambiente, combatendo as queimadas e o uso de agrotóxicos nas plantações”, disse o zootecnista durante o encontro. Ele fez um panorama geral da vida das abelhas nas colmeias e na natureza e respondeu a inúmeros questionamentos dos alunos.
Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, a palestra foi muito interessante por agregar informações importantes à pesquisa realizada pelas turmas F11 e F12 para a Feira do Conhecimento 2020 do Curso G9. O subtema das turmas é “Por que as abelhas estão desaparecendo?”.
As turmas estão pesquisando assuntos como a importância das abelhas para saúde das plantas; polinização; inimigos e amigos naturais das plantas; as leis brasileiras que protegem as abelhas; o mel, derivados e uso médico; apicultura e o trabalho do apicultor.
O tema geral da Feira do Conhecimento é “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, que está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.
Aulas Remotas
O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.
Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas
Com o início da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, em março deste ano, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental II do Curso G9 percebeu que seria necessário mudanças rápidas no planejamento do ano letivo para se adequar à nova realidade e atender às expectativas de aprendizagem no segmento.
“Enfrentamos mais esse desafio com muita esperança porque sabíamos do percurso trilhado pelo nosso segmento, das inovações implantadas pelo Ensino Fundamental II na era pré-pandemia, do trabalho e do comprometimento de toda a equipe e de todas as possibilidades de aprendizagem que se abriam aos nossos alunos”, explica a coordenadora pedagógica, Estela Maria de Oliveira.
De imediato, o Ensino Fundamental II potencializou o uso de ferramentas do portfólio do colégio, como a Moderna Compartilha, e implantou novas plataformas para melhor atender os alunos e as famílias. São elas: a Geekie One e a Google for Education.
Plataformas Digitais
De acordo com a coordenadoria pedagógica, a plataforma educacional da Geekie, aliada ao uso da Google for Education, atendeu à demanda da capacitação dos professores, tanto do uso das tecnologias quanto da metodologia das aulas online. “Houve a organização de três aulas síncronas diárias, no horário regular das aulas do segmento, e aulas assíncronas desenvolvidas no contraturno”, ressalta. As aulas em tempo real acontecem por meio da ferramenta Google Meet.
Com as novas plataformas, o Ensino Fundamental II conseguiu garantir também a continuidade dos projetos que funcionam de forma complementar, como as oficinas de Música, o Teatro, a Dança, o Clube de Ciências, a Robótica e as Modalidades Esportivas.
O uso das plataformas digitais também permite a qualidade no ensino dos demais segmentos de ensino, como na Educação Infantil e no Ensino Médio e Pré-vestibular.
Nova Escola
“Tivemos um primeiro semestre de muitas aprendizagens, através do apoio incondicional da escola e do esforço dos professores, alunos e famílias. Os resultados foram bastante positivos em todos os aspectos. Iniciamos o segundo semestre convictos de que nunca mais voltaremos ao mesmo ponto, demos um salto em relação às metodologias de ensino, à visão de aprendizagem e ao uso das tecnologias. Elas jamais substituirão o professor, mas são um poderoso instrumento para ensinar. Rompeu-se o conceito de que o aluno só aprende na escola”, destaca Estela Oliveira.
Ela lembra que, neste momento, outros desafios estão ocupando a linha de frente da escola e das famílias: alimentar a motivação dos alunos; fazer provocações que os estimulem a avançar em busca de novos conhecimentos; manter a interação entre o professor e alunos; entender o momento presente e se colocar como agente transformador dessa realidade; a importância dos trabalhos colaborativos; e a ajuda à preservação do hábito de estudo, tão difícil de se adquirir e fácil de se perder. “Isso tudo será uma aprendizagem para a vida inteira”, acredita a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.
Planejamento do Fundamental II se adequa às plataformas digitais
O Curso G9 mantém a liderança do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Online, que realizou a quarta etapa da competição em 22 de agosto. Agora, o colégio soma 144 pontos, o dobro do segundo colocado, da cidade de Guaxupé/MG. A quinta fase já tem data marcada para acontecer: será em 19 de setembro, a partir das 14 horas.
Nos tabuleiros, destaque para o resultado do aluno Enzo Almeida, que se sagrou campeão invicto na Categoria B. Ele conquistou 6,5 pontos de 7 possíveis e assumiu de vez a liderança no ranqueamento do Circuito Mineiro. Enzo Almeida é Mestre Nacional de sua categoria, título concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), no final de julho.
Outros dois atletas do Clube de Xadrez do G9 (CXG9) são mestres nacionais: André Bernardo Britto, que ficou em 3º lugar na Categoria A do Circuito Mineiro, e Giovanna Almeida Magalhães. O Curso G9 ainda conta na equipe com outro atleta titulado, Renan Morais, que é Candidato a Mestre Internacional.
“Os resultados foram excelentes para a nossa equipe, que teve a estreia de novas atletas: Isabela Duarte e Laura Zambrana, ambas do Ensino Fundamental I. Isso é muito bom porque dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo colégio”, explicou o professor de Xadrez, Antônio Martins.
Em julho deste ano, três alunos do Curso G9 foram campeões nas categorias Pré-escolar e 3º Ano e 5º Ano do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020. A Classificação geral do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Online, após a quarta etapa, pode ser acessada aqui.
Curso G9 mantém liderança no Circuito Mineiro de Xadrez
Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas e atividades pedagógicas presenciais das escolas públicas e particulares do país foram suspensas e, de um momento para outro, todas passaram a vivenciar um contexto de excepcionalidade. Preparar-se para essa nova realidade e adaptar-se a ela exigiu um tempo recorde e a parceria fundamental das famílias.
“Logo no início do isolamento social, em março deste ano, o Curso G9 adotou alternativas tecnológicas com o objetivo de garantir que os alunos não fossem prejudicados, não perdessem o vínculo com a escola e mantivessem preservados o direito à educação”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.
De acordo com a coordenadora, por meio da plataforma digital Moderna Compartilha, já em uso na escola, e através da comunicação direta e rápida por aplicativos de mensagens via lista de transmissão, o segmento proporcionou , inicialmente, aos alunos a continuidade e o ritmo dos estudos. “Como já tínhamos a plataforma digital com material didático e ambientes interativos, o desafio foi transpor as propostas realizadas, nesse ambiente, para aulas regulares online”, diz.
Google for Education
Com a adesão à plataforma Google for Education, e por meio da ferramenta Google Meet, foi possível realizar aulas em tempo real e dar continuidade ao planejamento proposto. “As aulas síncronas acontecem regularmente, a carga horária é diária e respeita cada faixa etária da escolarização. Os alunos do 1º ano contam com uma grade de horários mais reduzida e, para os do 2º ano em diante, há um aumento gradativo da carga horária. Nessas aulas, os alunos interagem diretamente com os colegas, professores e objetos de estudo. Elas são gravadas e disponibilizadas no Drive do Google, caso o aluno necessite assistir a elas posteriormente.
“Há também o contato de professores com alunos pelas mais diferentes vias. São realizados vários momentos síncronos, perguntas e respostas por aplicativos de mensagens e por e-mail. Acontecem, ainda, de forma sistemática, aulas assíncronas de cada componente curricular com propostas de atividades, videoaulas, uso das plataformas, podcasts, montagem Lego e roda de biblioteca”, destaca Nilceia Ribeiro.
Planos de Estudo
Atualmente, o ambiente virtual de estudo do Ensino Fundamental I do Curso G9 é o Google Sala de Aula. Ambiente privilegiado que permite postagem e devolução das atividades, comunicação direta e individualizada entre professor e aluno, postagem de recados, planos de estudo e lembretes.
No início da semana, é postado no Google Sala de Aula o Plano de Estudo Semanal, no qual constam a intencionalidade educativa, as atividades e recursos para cada componente curricular que será trabalhado ao longo da semana. O plano de estudo tem a função de colaborar para a organização e o planejamento do aluno em casa, servir como fator de motivação e facilitar a execução das aulas tanto nos momentos síncronos quanto nos assíncronos.
A avaliação formativa acontece durante todo o processo de ensino e aprendizagem, com retornos e devolutivas dos professores aos alunos, bem como com propostas de acompanhamento complementar, a fim de que os alunos possam se desenvolver.
Prática Educativa
“O momento foi oportuno para aplicação de práticas educativas mais ativas e para o desenvolvimento da competência tecnológica, compreensão e uso das tecnologias digitais de informação de maneira significativa, crítica e ética na produção de conhecimento e no exercício e protagonismo do aluno. Oportuno, ainda, para os professores que, desde o início do período de isolamento, recebem formação constante da equipe de Educadores Google e da equipe pedagógica do Curso G9”, diz a coordenadora pedagógica.
Uma equipe de profissionais educacionais do Laboratório de Tecnologia e Informação (LTI) do Curso G9, também, está disponível e realiza atendimento individualizado para apoio tecnológico a toda comunidade escolar.
Parceria
Nesse cenário, o Curso G9, em parceria com a família, pôde continuar garantindo os direitos de aprendizagem aos alunos, avançando cada vez mais em seu processo de educação remota em todos os segmentos de ensino, como na Educação Infantil , Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.
Educação no Ensino Fundamental I em tempos de pandemia
O Ensino Médio e o Pré-vestibular do Curso G9 se adaptaram rapidamente à nova realidade imposta pela quarentena e, uma semana depois do seu início, retomou as atividades pedagógicas de forma remota. Primeiro, passou a usar as plataformas que já integram o portfólio do colégio e, no passo seguinte, firmou parcerias com a Geekie One e Google for Education.
A primeira parceria aconteceu, em 30 de março, com a Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos; a segunda, com a Google for Education, aconteceu em abril.
“Essas ferramentas digitais permitem o acompanhamento integral das aulas síncronas, com suporte aos alunos e aos professores, que são capacitados constantemente para o melhor aproveitamento pedagógico das plataformas utilizadas”, explica a coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza.
Todos os segmentos de ensino do Curso G9 adotaram plataformas digitais para dar continuidade ao ano letivo de 2020. Confira o trabalho feito pela Educação Infantil.
Geekie One
Marcia Gil explica que, na Geekie One, os alunos têm a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem de forma remota, com dinamismo e interação com os professores do Curso G9 em tempo real. Ela destaca outras vantagens da plataforma, como metodologia adequada ao ensino nesse ambiente, flexibilidade, interface amigável e possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes.
“Os dados que nos são disponibilizados ajudam na tomada de decisões pedagógicas, possibilitando manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um”, ressalta.
Google for Education
Outra importante parceria tecnológica foi a implantação de um domínio oficial (conta exclusiva) do Curso G9 na plataforma Google for Education, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio vem oferecendo aos seus alunos e famílias neste período de necessário isolamento social. A utilização do Google for Education complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes nos dois segmentos de ensino.
“Mantivemos, com este trabalho remoto, a mesma qualidade de atendimento aos alunos, com relatórios semanais de participação, além de permitir a elaboração de plano de ação individualizado para pleno uso dos recursos das duas plataformas”, destacou Marcia Gil. “Também atendemos aos pais quando solicitado e/ou quando agendado pela coordenação, para tratar de problemas de rendimento, aprendizagem, saúde emocional, dentre outros”, completa.
Os alunos também têm acesso remoto ao Serviço de Vestibulares, que partilha de informações sobre os vestibulares, com atendimento aos alunos e às famílias para orientações sobre universidade e cursos.
Outra plataforma digital utilizada pelo Curso G9, no Ensino Médio e Pré-vestibular, é do material do Sistema de Ensino Poliedro. Ela permite ao aluno acesso a conteúdo, atividades, exercícios, filmes e aplicação de simulados virtuais.
Ensino Médio e PV do Curso G9 adotam plataformas digitais
A Educação infantil do Curso G9 aderiu à modalidade das aulas online desde o início da suspensão das aulas presencias, em março de 2020, com o objetivo de garantir o andamento do processo de ensino/aprendizagem em prol do desenvolvimento integral de nossos alunos.
“Procuramos minimizar o impacto da pandemia, desenvolvendo um trabalho pedagógico intencional para cada turma, de forma a garantir um desenvolvimento que não aconteceria espontaneamente”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, professora Jéssica Antunes Dias. “Para nós, é muito importante que as crianças mantenham o vínculo com seus professores e colegas; uma vez que, neste período de necessário isolamento social, as aulas são justamente um momento de socializar, trocar ideias, contar novidades, rever os amigos, se divertir e, principalmente, aprender”, completou.
A equipe pedagógica do Curso G9 tem sido constantemente capacitada e a escola tem investido em recursos tecnológicos para aprimorar cada vez mais as aulas online e, consequentemente, para que os alunos tenham um aproveitamento eficiente e significativo.
Currículo
De acordo com Jéssica Antunes, o currículo e a carga horária das turmas foram adaptados para a atual circunstância. No cronograma, são oferecidas aulas assíncronas (videoaulas) e aulas síncronas (em tempo real). Há momentos em que as aulas síncronas são com o grupo completo e outros em que as turmas são divididas em dois horários de aula, de modo a dinamizar as propostas e privilegiar a participação de todos.
As aulas são disponibilizadas através da ferramenta Google Classroom. Por esta ferramenta, as famílias têm comunicação direta com os professores e com a equipe pedagógica envolvida; recebem informações, instruções, atividades e tarefas; bem como retornam as atividades de modo prático e eficaz, podendo anexar fotos, vídeos e áudios.
Parceria
“As famílias têm sido grandes parceiras nesse processo, cada vez mais se adequando e organizando a rotina da casa de modo a incentivar, acompanhar e auxiliar as crianças, garantindo o sucesso dessa proposta”, destacou a coordenadora pedagógica.
Para Jéssica Antunes, além de toda dedicação da equipe pedagógica e familiares, é de extrema importância destacar o empenho dos alunos nas aulas online. “Embora sintam saudades de estar no ambiente escolar, mostram cada dia mais familiaridade com as ferramentas digitais, participam com envolvimento das atividades propostas e nos ajudam a enxergar que a escola não são os móveis, o parquinho, o prédio, mas sim as pessoas que se reinventam a cada dia, superam desafios e se unem para não deixar a educação parar. A escola somos nós”, finalizou.
Infantil mantém aulas online desde o início da quarentena
Um encontro virtual, pela plataforma Meet, reuniu alunos das equipes de robótica GTEeN e GDroid com o agrônomo, Caio Tatamiya Rodrigues. O objetivo do bate-papo, em 14 de agosto, foi validar as propostas de pesquisa de ambas as equipes, que se preparam para disputar o Torneio Brasil de Robótica (TBR).
“A entrevista foi essencial para que, a partir do que pesquisamos e reunimos de informações, pudéssemos organizar nossas ideias, ajudando, assim, a definir com exatidão o rumo de nossa pesquisa”, disse o aluno Pedro Mouallem, da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32) e integrante da GDroid. Caio Rodrigues é pai dos alunos Inayá Ahau Tatamiya Medeiro, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M22), e Isabela Silva Tatamiya Rodrigues, da Educação Infantil (Turma E53).
Esse foi o segundo encontro virtual das duas equipes com profissionais da área. O primeiro bate-papo virtual foi com Douglas Mariano de Souza, da Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Lavras; na ocasião, os alunos conversaram sobre as atuais tecnologias e técnicas agrícolas ligadas à fitossanidade, bem como questões que envolvem a integridade vegetal e que poderiam ser abordadas no projeto da equipe.
TBR 2020
A GTEeN irá disputar a Categoria Middle 2 do Torneio Brasil de Robótica 2020, voltada aos alunos de 12 a 15 anos, e tem como proposta de pesquisa identificar um problema relacionado à erradicação de pragas e doenças de plantas ou gerenciá-las melhor quando isso não for possível, estudá-lo e propor uma solução inovadora. Em 2019, a GTEeN foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional do TBR, título inédito para Itajubá.
Já a GDroid disputará a Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos, e deve identificar um problema relacionado à proteção de plantas que são a primeira linha de defesa contra pragas e doenças, estudá-lo e propor uma solução inovadora.
GTEeN e GDroid procuram validar pesquisa para TBR 2020
Alunos do Curso G9 conquistaram classificação para a próxima etapa da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O resultado foi divulgado na sexta-feira, 14 de agosto. Dos 35 alunos aptos à segunda etapa, 10 são dos 9º anos do Ensino Fundamental II e 25 do Ensino Médio.
“O desempenho de nossos alunos foi muito bom e estamos confiantes em obter boas colocações nessa olimpíada escolar”, disse o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins. A segunda fase será realiza em 12 de setembro.
Nesta próxima etapa, os alunos irão responder a questões interdisciplinares envolvendo História, Química, Física e Biologia. A primeira, que reuniu 2 milhões de participantes no Brasil, aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
CANGURU
Alunos do Curso G9 conquistaram bronze na olimpíada Canguru de Matemática, uma competição internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.
Alunos se classificam para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências
Três alunos do Curso G9 conquistaram medalhas de bronze na olimpíada escolar Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. São eles: George Stefanello Simsen, João Pedro Ribeiro Guedes e João Pedro Tilmann de Souza.
Outros seis alunos receberam menção de Honra ao Mérito: Letícia Ribeiro Guedes, Maria Luisa Ribeiro, Yarah Dias da Silva Lucas e Silva, Pedro Ferreira Cardozo, Rafael Neves de Moraes Castro, Thiago Taets e Sales e Yarah Dias da Silva Lucas. As provas da Canguru de Matemática foram realizadas em junho deste ano, de forma online.
“Neste período em que estamos confinados, promover desafios como é oferecido pela Canguru é essencial e permite ao aluno desenvolver o raciocínio lógico. A prova não exige conteúdos tradicionais e procura distanciar a ideia da Matemática como algo ruim”, explicou o professor de Matemática, Mateus Bibiano Francisco. “Os alunos se sentiram motivados em participar dessa olimpíada escolar, e os resultados evidenciaram o comprometimento com a proposta”, completou.
Nos dias 6 e 7 de agosto, alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 participaram da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
CANGURU
George Stefanello Simsen disputou a competição no Nível E (Ecolier), destinado a alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; João Pedro Ribeiro Guedes no Nível S (Student), para alunos da 3ª série do EM; e João Pedro Tilmann de Souza, no Nível C (Cadet), voltado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II.
Os objetivos da Canguru de Matemática, que há 11 anos é realizada no Brasil, são: contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.
Alunos conquistam bronze na olimpíada Canguru de Matemática
Alunos do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 participaram da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), realizada nos dias 6 e 7 de agosto. A prova aconteceu de forma online, e registrou recorde de inscrição: foram quase dois milhões de estudantes no Brasil; no colégio, foram 42.
“Foi uma prova muito boa de se fazer”, disse o aluno Enzo Serrano Conti, da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32). “A ONC tem seu conteúdo mais amplo em relação às outras olimpíadas de disciplina única, além das questões um pouco mais rápidas e objetivas, deixando a prova bem dinâmica e nada cansativa”, explicou.
Nessa primeira fase, os alunos responderam a 20 questões objetivas, envolvendo as disciplinas de química, física, biologia, história e astronomia. Os conteúdos são sempre referentes à série anterior a que o estudante está cursando. De acordo com a organização da olimpíada, aqueles que atingirem o número mínimo de acertos nessa primeira fase, estarão inscritos automaticamente na segunda etapa, ainda sem data para ser realizada.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em junho, alunos do Curso G9 participaram da edição online da Olimpíada Canguru de Matemática, que reuniu em torno 300 mil inscritos.
Alunos do Curso G9 participam da Olimpíada Nacional de Ciências
Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Curso G9 participaram de palestra virtual “O Rap além da periferia”, que teve como convidado o aluno de Educação Artística da USP (Universidade de São Paulo), Alander Souza Ramos. O encontro, em 7 de agosto, integra o trabalho interdisciplinar da área de Linguagens que tem se desenvolvido desde fevereiro. O projeto envolve as disciplinas de Gramática, Literatura, Redação, Espanhol, Inglês.
“O encontro virtual foi muito rico e abriu inúmeras possibilidades para o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar de nossos alunos. O palestrante, que é músico, professor da área, especialista em RAP, fez um breve histórico sobre esse tipo de música, oferecendo pistas importantes para criarem uma letra nesse estilo musical”, explicou a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza.
A coordenadora se refere à dinâmica do trabalho interdisciplinar: depois da palestra, os alunos, divididos em grupos, irão compor uma letra de RAP, que terá como ponto de partida uma música já pronta; em seguida, farão inserções em Espanhol e Inglês, seja na letra, seja na apresentação da proposta da letra; por fim, vão produzir um vídeo, sob a orientação do professor Luan Fernandes. Vale destacar que o ponto de partida para o trabalho interdisciplinar foi a leitura do livro dos Racionais MC “Sobrevivendo no Inferno”.
Em maio deste ano, o Curso G9 promoveu, em uma das plataformas virtuais utilizadas pelo colégio, o seminário “História das Pandemias – Impactos Sociais, Econômicos e Biológicos”, que reuniu alunos e professores do Ensino Médio e Pré-vestibular.
RAP
“A palestra com o Alander Ramos agregou muito ao desenvolvimento do nosso trabalho. Com bom humor e naturalidade, ele respondeu várias dúvidas, explicou os diferentes tipos de RAP, sua importância e seu papel representativo na sociedade, já que dá voz ao povo, muitas vezes sufocada pela opressão; relata as dificuldades vivenciadas nas periferias, onde diversos direitos são violados todos os dias; e promove conscientização, união e respeito à todas as comunidades”, disse a aluna Ana Luíza Duarte da Fonseca, da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11).
Esta é a segunda vez que Alander Ramos conversa com alunos do Curso G9 sobre RAP. No ano passado, a culminância do projeto também foi a produção de um vídeo com uma canção nesse estilo musical.
Alander Ramos é músico desde os sete anos, com estudos na Escola Livre de Arte, em Belo Horizonte; foi professor de Musicalização Infantil e Educação Musical no Instituto Gonfer e Oficina da Música; integrante do Coletivo Hip Hop, de Paraisópolis; Instrutor de Poesias – SLAM no ECOA Espaço Cultural O. das Artes em Brasópolis; e instrutor de percussão histórico-cultural – Células Rítmicas. Atualmente é professor de música no Espaço SESI, em São Paulo, onde desenvolve projetos na área.
Alunos do Ensino Médio participam de palestra sobre Rap
Três atletas do Curso G9 conquistaram feito inédito para Itajubá: eles receberam, oficialmente, o título de Mestre Nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), órgão máximo do esporte no Brasil. São eles: André Bernardo Britto e os irmãos Enzo de Almeida Ramos e Giovanna Almeida Magalhães.
Vale destacar que Giovanna Almeida Magalhães, de quatro anos, passa a ser a atleta mais nova da história do Xadrez Nacional a se tornar Mestre. Antes dela, o recorde pertencia ao atleta de Santa Catarina, Kim Paul, de cinco anos. “Estou muito feliz com esse título. Quero agradecer muito ao professor Toninho Martins e ao Curso G9”, disse a aluna.
“Foi um grande passo em busca do meu grande sonho, que é me tornar Grande Mestre de Xadrez. Isso só foi possível graças a Deus e ao treinamento com o professor Toninho e a oportunidade que o Curso G9 nos dá de praticar esse esporte”, disse Enzo de Almeida.
A titulação é decorrência do ótimo desempenho dos três alunos Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020, realizado de forma remota nos dias 25 e 26 de julho. Giovanna Almeida (Educação Infantil) foi campeã na categoria Pré-Escolar; André Britto na categoria 3º ano do Ensino Fundamental I; e Enzo Almeida na categoria 5º ano do Ensino Fundamental I. O Curso G9 ainda conta na equipe com outro atleta titulado, Renan Morais (8º ano do Ensino Fundamental II), que é Candidato a Mestre Internacional.
“Esse título representa um prêmio ao meu esforço e um incentivo para que continue desenvolvendo meu xadrez. Quero agradecer aos meus pais, ao professor Toninho, o Curso G9 e todos que me ajudaram nessa conquista”, disse André Brito.
REPERCUSSÃO
Os pais dos atletas estão orgulhosos com a conquista dos filhos. “Agradeço a Deus pelo cuidado singular de me permitir ser mãe de uma duplinha que me encanta diariamente, não pelo conquistam, mas pelo que são. Aprendo diariamente a importância de construir aquilo que queremos e o valor imensurável do amor que transborda nos olhinhos deles. Gratidão ao Curso G9 e ao professor Toninho por caminharem conosco”, disse Karla Almeida, mãe dos alunos Giovanna e Enzo.
“Para nós, a conquista do bicampeonato Brasileiro de Xadrez Escolar e o consequente título de Mestre Nacional, outorgado e homologado pela CBX, nos enche de orgulho, alegria e satisfação. Representam um resultado de sucesso de um esforço conjunto de família, atleta, treinador e escola”, disse os pais do aluno André Britto, Luís Henrique do Amaral Britto e Juliana Bernardo Fernandes.
MESTRE DE XADREZ
“A conquista é um marco para nossa cidade que nunca teve um Mestre em Xadrez que fosse da própria cidade”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. “Estou muito feliz com mais essa conquista de nossos alunos. Acredito que a CBX está no caminho certo ao incentivar e dar a chance para que as crianças com talento para o esporte tornem-se referência desde muito cedo”, completou.
De acordo com Toninho Martins, o título de Mestre Nacional é geralmente concedido aos jogadores que obtiveram excelente desempenho em torneios importantes ou que alcançaram pontuação alta no ranking da Federação Internacional e da Confederação Brasileira.
Como o evento realizado pela CBX foi disputado de forma mista, ou seja, alunos da Educação Infantil disputaram com alunos até do 4º ano do Ensino Fundamental, a confederação entendeu que os respectivos campeões em cada categoria de ano escolar deveria receber tal honraria tendo em vista a dificuldade encontrada pela disparidade na idade dos atletas. A CBX tem realizado várias ações online durante o período de quarentena como forma de incentivar a prática do xadrez.
A Oficina de Xadrez do Curso G9 teve início em 2010. Desde 2012, a equipe participa de torneios nacionais e internacionais, obtendo excelentes resultados.
TITULAÇÃO NO XADREZ
As formas de titulação concedidas tanto para homens e mulheres no Xadrez são:
CM – Candidato a Mestre InternacionalMN – Mestre NacionalMF – Mestre FIDEMI – Mestre InternacionalGM – Grande Mestre
Também há titulações concedidas apenas para atletas que disputam categorias de gênero feminino. São elas:
WCM – Candidata a Mestre FemininoWMF – Mestre FIDE FemininoWMI – Mestre Internacional FemininoWGM – Grande Mestre FemininoTrês atletas do G9 conquistam título de Mestre do Xadrez
A GnORANGE venceu a seletiva interna e irá representar o Curso G9 no Arduino Challenge, tradicional torneio de robótica promovido pelo Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), de Santa Rita do Sapucaí. A competição aconteceu neste domingo, 2 de agosto.
A GnORANGE é formada pelos alunos Vinicius Ferreira dos Santos, Rafael Neves e João Pedro Tilmann. A seletiva reuniu outras duas equipes: os Bibis é composta pelos alunos João Matheus de Oliveira Nunes Campos, Gabriel de Campos Irineu Santana e Manuela Vilas Boas e Silva; e a Techssaur, formada por Anna Luiza Pereira Abelha, Guilherme Brites Siqueira e Vinicius Souza Santos.
O Curso G9 tem histórico de vitórias no torneio, que reúne alunos de todo o país. Das três participações, o colégio foi duas vezes campeão e ficou em 2º lugar em uma oportunidade.
A seletiva aconteceu em dois turnos: na parte da manhã, as três equipes participaram de um treinamento ministrado por monitores do Inatel; e, à tarde, ocorreram as provas. Ambas aconteceram de forma online, pela plataforma Zoom.
“A disputa foi muito acirrada desde o início e, por pequena diferença, a GnORANGE se classificou para representar a escola nas semifinais”, explicou o professor de Matemática e mentor das equipes, Vicente Carlos Martins. Também é mentor o professor de Matemática, Mateus Bibiano Francisco. As semifinais devem ser realizadas em 24 e 25 de setembro, durante a Fetin (Feira Tecnológica do Inatel), também de forma online.
O Torneio Arduino Challenge é um programa de iniciação à Engenharia, o qual visa mostrar aos seus participantes uma das várias facetas que essa modalidade pode adquirir, tem como principal motivador uma competição de robótica e usa a programação Arduino. O público-alvo do projeto são alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II ao 2° ano do Ensino Médio.
O treinamento e a realização da seletiva foram conduzidas por Diego Henrique da Costa, engenheiro de computação e coordenador do Arduino Challenge, e teve como instrutores Guilherme Miguel Roque, graduando de engenharia de Controle e Automação, Gustavo Aguiar Paiva, graduando de engenharia de Telecomunicações, Sávio Gomes Leite, graduando de engenharia de Computação, e Rebeca de Cássia Gonçalves Siqueira, graduanda de engenharia de Controle e Automação.
GnORANGE representará Curso G9 no Arduino Challenge do Inatel
Encontros marcados pela emoção e pela paixão em comum: o canto coral. Assim foram os últimos meses de cantores, preparadores vocais, arranjadores e regentes que participaram do Laboratório Coral de Itajubá 2020 – Edição Especial Virtual. O resultado foi a apresentação de um vídeo com um arranjo para a canção “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha, veiculado nas redes sociais do Laboratório Coral e do Curso G9, que apoia o evento.
“Apesar das dificuldades causadas pelo distanciamento social, o Laboratório Coral de Itajubá reinventou-se e criou um lindo espetáculo virtual”, disse o maestro Amaury Vieira, coordenador geral do evento. “Uma centena de cantores e profissionais do canto coral, de várias cidades brasileiras, criaram um belo vídeo com a canção do Gonzaguinha. Com isso, estivemos presentes na arte e na cultura itajubenses neste momento de necessário isolamentos social”, completou.
“O Curso G9 reconhece que desafio, criatividade, confiança, disponibilidade, superação, persistência e esperança são as sete notas da harmonia entre educação e cultura, presentes no Laboratório Coral de Itajubá, o grande incentivador musical de nossa sociedade e um belo exemplo a nossos jovens a fim de que não deixem de sonhar”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.
De acordo com o maestro, todas as atividades foram feitas por meio das plataformas virtuais. “Foram encontros para definição das atividades, ensaios, preparação vocal e até mesmo para trocar ideias e matar a saudade de pessoas tão queridas que sempre participaram das edições presenciais do Laboratório Coral”, destacou.
“Quero agradecer à direção do Curso G9 pelo suporte e apoio administrativo e artístico, em momento tão urgente para a arte, a educação e a cultura brasileiras”, disse Amaury Vieira.
Participaram da equipe de elaboração do Laboratório Coral de Itajubá 2020 – Edição Especial Virtual os seguintes profissionais: Eduardo Fernandes – maestro e cantor; Zeca Rodrigues – maestro e cantor; Eduardo Lakschevitz – maestro, arranjador e cantor; Cezar Elbert – arranjador instrumental; Francis Padilha – preparador vocal e cantor; Reynaldo Puebla – diretor cênico e de imagens; Ana Abe – assistente de direção e figurinos; Gustavo Godoy – editor de áudio e coordenação; Rafael Faria – editor de vídeo e coordenação; Bill Souza – artes gráficas; Ediléia Ribeiro Santiago – secretaria executiva e coordenação; e Amaury Vieira Fernandes – Coordenação Geral.
Laboratório Coral de Itajubá faz edição especial virtual
Atletas do Clube de Xadrez do Curso G9 (CXG9) brilharam nos tabuleiros, agora em julho, em duas importantes competições: o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020 e o Circuito Mineiro de Xadrez Escolar. Ambos foram realizados de forma online em função do necessário isolamento social para combater a Covid-19.
No Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, os três atletas do Curso G9 sagraram-se campeões em seus respectivos anos escolares. São eles: Giovanna Almeida (Educação Infantil), André Britto (3º ano do Ensino Fundamental I) e Enzo Almeida (5º ano do Ensino Fundamental I). A competição aconteceu nos dias 25 e 26 de julho.
Com as conquistas, Enzo e Giovanna Almeida passam a integrar a galeria de campeões brasileiros do Curso G9, que possuía cinco títulos até então: Pedro Esteban Arango (2012), Vívian dos Santos Carvalho (2013 e 2015), Renan de Souza Stockler Morais (2015) e André Britto, que agora passa a ser bicampeão brasileiro (2018 e 2020).
“Enzo vive o Xadrez intensamente. É amor, é estudo, é treino, é garra, é persistência. E tudo isso com o motivo que o impulsiona todos os dias: sua fé em Deus. Giovanna, a nossa Gigi, ainda pequena, mas com muita responsabilidade e confiança, se dedicou muito para chegar até aqui. Hoje transbordamos de alegria, orgulho, encanto e gratidão”, disse Karla Almeida, mãe de Enzo e Giovanna. “Obrigada a Genius – Academia de Xadrez por sonhar com cada atleta e não medir esforços para lutar com eles, e ao Curso G9, nossa gratidão por tudo”, completou.
CIRCUITO MINEIRO
“O Campeonato Brasileiro veio em um momento muito bom para os nossos atletas, em especial, para os alunos Enzo e André, líderes em suas categorias no Circuito Mineiro de Xadrez Escolar, que vem acontecendo de forma online desde maio”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins, ao comentar sobre a terceira etapa do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Online, realizada em 18 de julho.
De acordo com Toninho Martins, os atletas do Curso G9 brilharam mais uma vez, com destaque para Pedro Esteban Arango (2ª série do Ensino Médio), que ficou em 3º lugar na categoria D; Ian Fernandes (8º ano do Ensino Fundamental II), vice-campeão na categoria C; e André Britto, campeão na categoria A.
No Circuito Mineiro, o Curso G9 segue sendo líder, agora com 120 pontos; a segunda colocada, da cidade de Ipatinga, possui 54 pontos; e a terceira, de Guaxupé, está com 52 pontos.
Três atletas do G9 são campeões no Brasileiro de Xadrez Escolar