Professores e a equipe pedagógica do Curso começaram nesta segunda-feira, 28 de julho, a preparação para o retorno das atividades escolares do segundo semestre letivo, que iniciará em 3 de agosto. A “Semana de Estudo e Compartilhamento do Saber” acontecerá até a próxima sexta-feira, 31 de agosto, e reúne os profissionais da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A capacitação inclui encontros específicos para debater as necessidades e demandas de cada segmento de ensino, bem como aprofundamento do uso das plataformas virtuais utilizadas pelo colégio desde o início deste necessário isolamento social, como a Geekie e o Google Education.
“Vivemos um momento muito desafiador, o que exige de todos nós compromisso e compartilhamento de saberes para atender às expectativas de nossos alunos e das famílias de nossa comunidade escolar”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, na abertura da semana. “Diante da realidade na qual estamos inseridos, precisamos saber selecionar e priorizar os conteúdos que farão a diferença para os nossos alunos: nosso foco deve ser a aprendizagem e não o ensino”, completou.
De acordo com a diretora pedagógica, o Curso G9 tem como proposta pedagógica, desde sua origem, romper com a configuração da “maneira de ser escola” que ainda perdura atualmente e que tem suas raízes no século 19. “Essa travessia é difícil, mas possível e necessária. Para isso, devemos ter sempre a preocupação com a formação continuada, pessoal e coletiva, ou seja, estarmos abertos a aprender a todo instante”, ressaltou.
Para o diretor administrativo do Curso G9, professor Hilson Háliz Dias Perlingeiro, o colégio tem adotado uma série de medidas administrativas, ancoradas na legislação, para manter o emprego e a renda de toda equipe. “Nosso objetivo é atravessar esta fase sem grandes sobressaltos, em especial, mantendo a qualidade do serviço prestado às famílias”, destacou.
Também participou da abertura e da “Semana de Estudo e Compartilhamento do Saber” o diretor de planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.
G9 promove Semana de Estudo e Compartilhamento do Saber
As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GTEeN, adaptaram as atividades de preparação para os torneios, em especial o TBR (Torneio Brasil de Robótica), em novas plataformas digitais. Isso foi necessário diante do necessário isolamento social para combater a Covid-19. Uma delas é a Open Roberta Lab, que consiste numa simulação das ações do robô em um tapete virtual.
“A quarentena nos impôs uma nova realidade, de aulas e encontros por meio das plataformas virtuais”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, um dos mentores das equipes. “Com esforço e dedicação, os alunos superaram esse primeiro desafio e, desde então, mantêm uma rotina online de preparação”, completou.
Para o também professor de Matemática e mentor das equipes, Mateus Bibiano Francisco, “o trabalho exige dos alunos esforço e ações empreendedoras para obtenção de produtos nos itens de avaliação do TBR”. Nas competições, são analisados os seguintes itens: Tecnologia e Engenharia (alunos programam e simulam ações de um robô com auxílio do Open Roberta Lab); Pesquisa (com embasamento em referenciais e indicações advindas da entrevista com profissionais da área de fitossanidade); e Organização e Método (a dinâmica do trabalho colaborativo).
Como exemplos, citou que a organização de rifas e do bingo virtual são ações que entram na avaliação da Organização e Método. Na Pesquisa, Mateus Francisco lembrou que uma das atividades realizadas neste ano pela GTEeN e GDroid foi um bate-papo virtual com Douglas Mariano de Souza, estudante de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Lavras. A conversa foi sobre as atuais tecnologias e técnicas agrícolas ligadas à fitossanidade, bem como questões que envolvem a integridade vegetal e que poderiam ser abordadas no projeto da equipe.
Neste ano, o TBR será realizado de forma online. Em 2019, a equipe GTEeN conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país. Clique aqui para saber mais.
GDroid e GTEeN em preparação para o Torneio Brasil de Robótica
Um momento de descontração e encontro virtual da comunidade escolar. Assim foi o 1º Bingo Virtual das equipes de robótica, que reuniu pais, alunos, professores e gestores do colégio em 10 de julho. O encontro contou com a participação de 150 pessoas por meio do Google Meet, uma das plataformas utilizadas pelo Curso G9 neste período de necessário isolamento social para combater a propagação da Covid-19.
O Bingo Virtual foi organizado pela equipe GDroid, com participação da equipe GTEeN. Ambas irão disputar a versão online da edição 2020 do Torneio Brasil de Robótica (TBR). Em 2019, a GTEeN conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). Clique aqui para saber mais.
“O dinheiro arrecadado será suficiente para cobrir os custos que as equipes terão para participar das etapas regional e nacional do torneio, bem como para cobrir pequenas demandas nessa preparação, como a confecção de uniformes e maquetes”, explicou o professor de Matemática e um dos mentores das equipes, Mateus Bibiano Francisco. Ele lembrou que a realização do bingo, que acontecia na festa junina do colégio, sempre ficou sob a responsabilidade dos alunos. Neste ano, em função da quarentena, ousaram em promover o encontro de maneira online.
As equipes foram responsáveis por toda a organização do bingo: elas confeccionaram e venderam as cartelas por meio de depósitos bancários; enviaram comprovantes e orientações aos participantes; criaram artes gráficas para a divulgação do encontro nas redes sociais; cuidaram da contabilidade interna; e gerenciaram o banco de dados durante as rodadas virtuais. Todo o trabalho teve a mediação de Mateus Francisco e de Vicente Carlos Martins, também mentor das equipes de robótica do Curso G9.
Equipes de robótica do Curso G9 realizam bingo virtual
Alunos da Orquestra Experimental do Curso G9 tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, sentir a sensação de estar ao vivo em uma transmissão pelo YouTube e apresentar o trabalho realizado pelo grupo durante a quarentena. A live, em 8 de julho, marcou a estreia do canal da Orquestra, sob a regência do professor de música, João César da Silva.
Nessa primeira live, o professor e alunos participaram de um bate-papo para explicar como está o andamento das aulas de música durante essa fase de necessário isolamento social e como lidam com as novas ferramentas de produção musical a distância. Também contaram como foi a experiência de montar uma pré-produção para um clipe e a apresentação, pela primeira vez, levando uma mensagem de esperança com a interpretação da música “Let it be”, de Paul McCartney e John Lennon.
“Tudo o que vivemos nesse momento é surreal. De uma hora para outra tivemos que nos adaptar às aulas virtuais, ao isolamento social. Na Oficina de Música, não foi diferente”, disse Júlia Gelfuso, integrante da Orquestra e que participou da primeira live. “Faltou a gente poder ensaiar e tocar junto, ter aquela interação tão comum nas aulas de Música, mas o resultado dessa adaptação foi muito bom”, completou Filipe Daves.
Para o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano, “a apresentação foi maravilhosa”. Ele fez questão de parabenizar os alunos e o professor João César pela “brilhante condução da Orquestra”.
O professor João César reconhece que “a mudança foi brusca e a equipe teve que se adaptar de uma semana para outra porque não teria mais as aulas presenciais”. “Apesar das adversidades, isso ampliou a forma como estudamos música, pois começamos a utilizar as ferramentas digitais para incrementar nosso trabalho, em especial, nas áreas de edição de som e vídeo”, explicou. “Foi uma descoberta incrível para mim e para os alunos porque tentamos tirar o máximo proveito disso tudo”, completou.
Para ele, a culminância do trabalho foi a live, quando todos tiveram a oportunidade de explicar tudo o que foi realizado desde o início da quarentena.
HISTÓRIA
A Orquestra Experimental do G9, projeto criado pelo professor de música da escola, João César da Silva, existe desde 2011, sendo formada por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série Ensino Médio.
A musicalização coletiva visa ao favorecimento da integração social e do cooperativismo. Tem como objetivo, além de promover o aprendizado musical, valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo, para entender e intervir positivamente na sociedade.
Para se inscrever no canal da Orquestra Experimental e ser notificado das novidades, clique aqui.
Orquestra Experimental do G9 estreia canal em live no Youtube
Os desafios que se abriram com a pandemia da Covid-19 para alunos, famílias, professores, funcionários e instituições de ensino foram tema da live “As aulas remotas continuarão. E agora?”, com o psiquiatra Aidê Fernandes.
A transmissão ao vivo, realizada nessa terça-feira, 7 de julho, aconteceu pelo perfil do Instagram do médico e pelo Meet, plataforma da Google utilizada pelo Curso G9. O próximo encontro, em 15 de julho, terá como tema “Pra que obter conhecimento”.
“Esta não é a pandemia mais grave da história do mundo, mas a primeira em que todos estão conectados e, em uma fração de segundos, temos acesso a informações de pessoas daqui do nosso entorno e dos lugares mais distantes do planeta. A grande pergunta que fica é: e agora, o que faremos no ‘novo normal’ que virá”, disse Aidê Fernandes.
Para ele, cada elo da comunidade escolar precisa reconhecer a gravidade da situação, refletir sobre o assunto em suas mais variadas matizes, reaprender e se reinventar diante das quebras de paradigmas, em especial, na área educacional. “Em geral, vivenciamos um método de ensino que ainda está preso no século 19, com aulas expositivas e um processo avaliativo arcaico”, disse.
O que virá, de acordo com o psiquiatra, será um mundo com um protagonismo cada vez maior dos alunos. Às instituições de ensino, no seu entender, cabe aproveitar o momento para implantar e/ou potencializar medidas e ferramentas, analógicas e virtuais, para capacitar a equipe para essa nova realidade.
“Devemos tirar o foco no ensino e deslocá-lo para a aprendizagem. Precisamos ousar em busca de uma educação transformadora”, destacou a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. Desde o início da quarentena, o colégio adotou uma série de ferramentas tecnológicas para minimizar os efeitos desse isolamento social no processo de aprendizagem de seus alunos.
“As aulas remotas continuarão. E agora?” é tema de live do Curso G9
Funcionários da área administrativa do Curso G9 participaram nesta terça-feira, 30 de junho, de mais uma palestra sobre maneiras de se prevenir a Covid-19. O tema foi abordado pelo médico dr. Arlei Sebastião Xavier Júnior, da Continua Singular Assessoria em Saúde, que atua na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Durante o bate-papo, os funcionários usaram máscara e mantiveram o necessário distanciamento social, conforme orientação das autoridades de saúde.
“O melhor tratamento para a Covid-19 é a prevenção. Todos precisamos estar focados em manter a higienização das mãos, usar máscaras e manter distância adequada de nosso interlocutor. Essa é uma orientação que vale para todo momento: em casa, no trabalho ou nas ruas para as compras necessárias”, explicou o médico.
Para o gestor da área administrativa, Yulbrynner Diodeles, “a palestra foi de suma importância e muito bem preparada pelo dr. Arlei Xavier”. “Ele demonstrou, de uma maneira muito didática, os cuidados que devemos ter neste momento em que o Covid-19 está assolando o mundo. Sem dúvida, nosso foco deve ser a prevenção”, completou.
Vale destacar que o Curso G9 tem tomado todas medidas profiláticas, indicadas pelas autoridades sanitárias, para evitar eventual propagação do novo coronavírus, a saber: mantém as salas de trabalho ventiladas; higieniza objetos de utilização comuns; instalou, em diferentes pontos da instituição, álcool em gel para o uso de toda comunidade escolar; e exige dos funcionários e comunidade escolar o uso obrigatório de máscaras.
“Desde o início, adotamos todos os protocolos indicados para a segurança de nossos trabalhadores e da comunidade escolar”, destacou o diretor administrativo do Curso G9, Hilson Háliz Dias Perlingeiro, que participou da palestra, realizada na quadra da escola.
O Curso G9 está com horário especial de atendimento às famílias durante este período de quarentena. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também mantém contato com os pais pelas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. O telefone do Curso G9 é (35) 3623-1877.
Funcionários do G9 participam de palestra sobre Covid-19
Como uma almofada pode despertar boas lembranças e amenizar o impacto emocional que nossas crianças estão enfrentando com o distanciamento social e a consequente perda do contato com os amiguinhos e afastamento do ambiente escolar?
Os alunos da Educação Infantil do Curso G9, sábado, 27 de junho, foram surpreendidos com um encontro encantador: os professores os visitaram em suas casas e os presentearam com almofadas estampadas com personagens dos livros trabalhados durante o Projeto Literário deste semestre. “Esse mimo tem uma simbologia muito forte para nossas crianças, pois resgata a memória afetiva do ato de ouvir histórias de uma maneira aconchegante”, declarou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.
“Nas aulas presenciais, tínhamos o hábito de nos aconchegar na biblioteca, no tatame com almofadas, para escutar as histórias da professora Juliana Aparecida da Silva. Agora nas aulas online, ela sempre pergunta às crianças se já escolheram sua almofada preferida para escutar a história da semana. Por esse motivo, utilizamos tal símbolo para presentear as crianças, considerando também que esse é um dos recursos que pode ser utilizado pela família para recontar a obra de cada turma”, destacou, ainda, a coordenadora.
Sorrisos sinceros, olhares curiosos, euforia e emoção ficaram estampados nos rostos felizes das crianças e dos pais nesse breve, mas significativo aconchego tão comum nas aulas presenciais.
“Gratidão a todos pelo presente que recebemos hoje [sábado]. O Pedro ficou super feliz e surpreso com esse reencontro. Não tenho palavras para descrever a diferença que fazem na vida, na família e no aprendizado do meu filho e de cada criança do colégio. Vocês, realmente, são diferentes”, disse Paula Simões de Sales Dias, mãe do aluno Pedro Sales de Barros, do Maternal ll (Turma E32).
Para a professora Letícia Camargo, “foi emocionante rever os alunos, perceber a alegria em cada rostinho e os olhos brilhando ao receber um mimo da escola”, disse. “Eles apertavam as almofadas com força, como se fosse um abraço que adoraríamos dar, mas que ainda não podemos em função desta quarentena”, completou.
“Esse encontro superou todas as expectativas. Rever as crianças foi extremamente significativo e causou uma mistura de fortes sentimentos em todos nós”, afirmou a coordenadora Jéssica Antunes.
O Projeto de Literatura tem como objetivo desenvolver a imaginação, a criatividade e estimular o interesse pelo universo dos livros. Cada turma trabalhou com uma obra literária: os alunos conheceram o enredo da história e a biografia dos autores, exploraram características dos personagens, compartilharam pesquisas, fizeram atividades artísticas e realizaram reconto das obras.
Uma almofada para aconchegar o coração e estimular a leitura
O Curso G9 está na liderança do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020. Até agora, foram realizadas duas etapas da competição que, neste ano, acontece de forma online diante do necessário isolamento social para combater a Covid-19. O evento é uma realização da Federação Mineira de Xadrez, com organização da Genius – Academia de Xadrez.
Depois das duas etapas, o Curso G9 soma 78 pontos. O segundo lugar está com 37 anos pontos. Clique aqui e confira a classificação completa. A segunda etapa aconteceu em 20 de junho e, a terceira, será realizada em 18 de julho.
“Nossos atletas tiveram um excelente desempenho nesta etapa e, com certeza, teremos bons resultados nas seguintes. Todos estão muito focados nessa e nas demais competições em andamento”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. E maio, a equipe do Clube de Xadrez Curso G9 (CXG9) venceu a primeira fase do torneio escolar realizado pela Liga Escolar de Xadrez Brasileira.
Os objetivos do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar são oferecer uma alternativa online de torneios, promovendo, assim, a prática do xadrez entre os atletas de base (Categorias Escolares) de Minas Gerais e definir os campeões mineiros absolutos em suas respectivas categorias escolares no ano de 2020.
Circuito Mineiro
O Circuito é disputado em cinco categorias: Melhor Escola: definida pela pontuação de seus respectivos alunos em cada uma das outras quatro categorias; Categoria A: disputada entre os alunos da Educação Infantil e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental; Categoria B: disputada entre os alunos do e 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Categoria C: disputada entre os alunos do e 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Categoria D: disputada entre os alunos do 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Entre as categorias escolares, o Curso G9 tem atletas liderando em três delas: André Bernardo Britto (3° ano do Ensino Fundamental I) lidera a Categoria A, com 22 pontos; Enzo de Almeida Ramos (5º ano) lidera a categoria B, com 19 pontos; e Pedro Esteban Arango (2ª série do Ensino Médio) lidera a categoria D, com 24 pontos.
Essas pontuações somadas às dos atletas Filipe Daves (7º ano), Ian Fernandes (8º ano), Renan Morais (8º ano), Nicolas Tredicci (2º ano), Julia Colosimo (2º ano), Giovanna Almeida (Educação Infantil), Pietra Coli (5º ano) e Caio Flauzino (3ª série do Ensino Médio) está rendendo a liderança Geral do Circuito para o Curso G9.
Curso G9 lidera Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020
Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Curso G9 participaram, em 22 e 24 de junho, da primeira edição online da olimpíada escolar Canguru de Matemática. A medida foi adotada em função do necessário isolamento social para combater a Covid-19.
A olimpíada escolar Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. No Curso G9, a prova foi feita por cerca de cem alunos das turmas do 6º ano do Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio.
“Foi uma experiência inédita, mas muito interessante. As provas, como sempre, trouxeram questões prazerosas de se fazer, contemplando níveis diferentes de habilidades matemáticas”, explicou o professor Vicente Carlos Martins Mateus. Ele e Mateus Francisco, também professor de Matemática, orientaram e coordenaram os participantes durante todo processo, incluindo a presença em uma sala virtual de apoio durante a prova. “Foi, sem dúvida, um grande aprendizado para as demais olimpíadas que estão por vir”, disse Mateus Francisco.
“Achei muito legal a prova e muito interessante a iniciativa de se aprender Matemática de um jeito divertido”, disse o aluno João Pedro Bacherli Machado, do 6º ano (Turma F61). Para George Stefallo Simsen (Turma F62), medalhista em 2019, a prova “estava difícil, com questões que exigiram muito raciocínio”.
Canguru de Matemática
Com origem na França, é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). O concurso, o maior do gênero no mundo, reúne em média 6 milhões de participantes por ano, de 75 países. No Brasil, foram em torno de 300 mil inscritos para a versão online da olimpíada.
Os objetivos dessa olimpíada, que há 11 anos é realizada no Brasil, são: contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.
O concurso é dividido em seis níveis: nível P (Pre Ecolier) – alunos do 3º e 4º anos do EFI; nível E (Ecolier) – alunos do 5º e 6º anos do EFI e EFII, respectivamente; nível B (Benjamin) – alunos do 7º e 8º anos do EFII; nível C (Cadet) – alunos do 9º ano do EFII; nível J (Junior) – alunos da 1ª e 2ª séries do EM; e nível S (Student) – alunos da 3ª série do EM.
Alunos do G9 participam da edição online da Canguru de Matemática
A utilização de plataformas digitais para um encontro de coralistas pretende manter acesa a chama do Laboratório Coral, evento tradicional de canto coral que reúne cantores de todo o Brasil. Isso porque a 30ª edição do evento, que aconteceria no próximo mês em Itajubá, foi prorrogada para julho 2021. O Laboratório Coral tem apoio do Curso G9.
“Diante desse cenário de isolamento social, decidimos pela prorrogação do evento por uma questão de segurança para todos, em especial, para parte de nosso público-alvo, que faz parte do grupo de risco da Covid-19”, explicou o coordenador geral do evento, maestro Amaury Vieira. “Para não haver descontinuidade desse importante evento, em especial aos participantes e amantes do Canto Coral, chegamos à conclusão de que seria benéfico para todos a realização de encontros via plataformas digitais”, completou.
De acordo com o maestro, já foram feitas reuniões virtuais com professores, preparadores cênicos e vocais e com os alunos. “Todos estávamos ansiosos pelo encontro. Tanto que as cem vagas disponíveis foram preenchidas em menos de 24 horas”, ressaltou. São cantores de vários estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também há inscritos dos Estados Unidos, Chile e Paraguai.
Amaury Vieira destacou ainda que todas as atividades serão feitas em plataformas virtuais. O grupo irá trabalhar a canção “Semente do Amanhã”, do cantor e compositor Gonzaguinha. O trabalho terá apoio do produtor musical de São Paulo, Cézar Helbert. “Todos os profissionais estão fazendo essa ação em prol do Laboratório Coral, de forma gratuita. As gravações serão feitas na casa de cada um dos participantes. As cenas serão dirigidas por Reinaldo Puebla”, disse. Haverá uma apresentação virtual, ao final do encontro, em 25 de julho, às 20h.
O encontro 2020 do Laboratório Coral contará com o trabalho voluntário dos seguintes profissionais: Eduardo Fernandes (São Paulo), Eduardo Lakschetivz (Rio de Janeiro) e Zeca Rodrigues (Minas Gerais). O preparador vocal será o Francis Padilha (Rio Grande do Sul); os músicos instrumentistas: Rafael Faria (Itajubá) e Gustavo Godói (São Paulo); o diretor cênico será o Reinaldo Puebla, com assessoria de direção de Ana Abe; Ediléia Ribeiro Santiago e Amaury Fernandes na coordenação geral.
LABORATORINHO CORAL
Também a 5ª edição do Laboratorinho Coral, que aconteceria simultaneamente à 30ª edição do Laboratório Coral, foi prorrogada para julho de 2021. “Não há condições técnicas para a sua realização até porque as aulas do ensino regular estão suspensas – no ano passado, utilizamos o espaço das escolas públicas e particulares para os ensaios”, explicou Amaury Vieira.
Na edição do ano passado, participaram alunos de duas escolas particulares – Curso G9 e Colégio Sagrado Coração de Jesus – e de seis escolhas municipais – Xavier Lisboa, Theodomiro Santiago, Antônio Salomon, Professor Carmo Cascardo, São Sebastião e São Vicente de Paulo. A apresentação final aconteceu no Teatro Municipal Christiane Riera. No repertório, canções dos compositores itajubenses Amaury Vieira, Gildes Bezerra, Plínio Leite, João Lúcio de Azevedo e Giovanni Guimarães.
Laboratório Coral de Itajubá realiza encontro online em julho
Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Curso G9 mantiveram os trabalhos, planejados no início do ano, durante este necessário isolamento social para conter o avanço da Covid-19. O objetivo é melhorar a segurança de todos os funcionários, alunos e familiares do Curso G9.
Vale destacar que o colégio tem tomado todas medidas profiláticas, indicadas pelas autoridades sanitárias, para evitar eventual propagação do novo coronavírus, a saber: mantém as salas ventiladas; higieniza objetos de utilização comuns; instalou, em diferentes pontos da instituição, álcool em gel para o uso de toda comunidade escolar; e exige dos funcionários e comunidade escolar o uso obrigatório de máscaras.
Algumas das melhorias feitas neste período: foram colocadas grades de proteção no palco e escadas do ginásio esportivo; e realizadas manutenções nos brinquedos e na parte gramada do parque da Educação Infantil. Os serviços foram executados pelos funcionários João Roque e Alexandre Carlos Domingos.
Os membros da CIPA, também, acompanharam duas agentes de Saúde da Prefeitura, que estiveram no Curso G9 para uma inspeção em toda área escolar – e o carro fumacê da Secretaria Municipal de Saúde também esteve nos entornos da escola, realizando diversas ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya.
ELEIÇÕES – CIPA
Seguindo as diretrizes da Medida Provisória 927 (22/03/2020), Capítulo VII, que trata sobre a Suspensão de Exigências Administrativas em Segurança e Saúde no Trabalho, o Curso G9 acatou a orientação e suspendeu o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da CIPA.
O processo acontecerá assim que o decreto de calamidade pública for retirado. A atual gestão é formada por Renato de Castro Cardoso, Rejane Ribeiro de Lima, Alexandre Carlos Domingos, Leôncio Guilherme de Barros Júnior, Ana Maria de Souza Silva Barnabé e Priscila Bustamante.
CIPA do Curso G9 realiza ações de segurança durante quarentena
Os alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 conquistaram expressivas colocações no concurso Canta Itajubá Kids, promovido pela Prefeitura de Itajubá. A premiação foi realizada em 25 de maio, no Teatro Municipal Christiane Riera, com os devidos cuidados exigidos nesse momento de isolamento social.
O Canta Itajubá Kids foi um evento online que reuniu 263 crianças da microrregião de Itajubá. Para participar, bastava enviar um vídeo, de até um minuto, interpretando uma canção.
Caio Dalla Rosa (Turma F71, e Malu Silva (Turma F72) venceram na categoria Júri Popular, com votação do público; e Sophia Corrêa Monteiro Santos (F71) e Lucas Faria Brandão (F72) ficaram em 2º lugar na Categoria Júri Técnico, formado por profissionais da cidade; e Eduardo de Oliveira Correa (F72) ficou em 9º lugar, na categoria Júri Popular.
“Foi uma experiência maravilhosa. Percebi o quanto as pessoas admiram nosso talento, ao prestigiar nosso vídeo com tantas visualizações. A música está em minha vida há 6 anos, e quero que permaneça por muito mais”, disse Malu Silva. “Agradecemos, eu e o Caio, a todos que curtiram nossa apresentação, aos meus professores de canto e ao Curso G9, que continua nos dando oportunidade de viver a música nas aulas online de orquestra com o professor João César”, completou.
Para Sophia Santos, “foram duas semanas de muita expectativa, mas no final deu tudo certo”. “Eu e o Lucas ficamos muito felizes com o resultado. Foi uma experiência nova, que mostrou muitos talentos da região. As colocações que conseguimos foram muito importantes para nós. Agradeço a todos que votaram em mim e no Lucas e aos organizadores do concurso”, disse Sophia Santos. A dupla conquistou, além do segundo lugar no Júri Técnico, a 6ª no Júri Popular.
Alunos do Curso G9 vencem concurso Canta Itajubá Kids
A equipe do Clube de Xadrez Curso G9 (CXG9) venceu a primeira fase do torneio escolar realizado pela Liga Escolar de Xadrez Brasileira, realizado no sábado, 23 de maio. Com o resultado, o grupo conquistou a classificação para a grande final, que acontecerá em 6 de junho. A competição é realizada de forma online.
“A equipe esteve muito bem, com destaque para o desempenho dos alunos Pedro Arango e Renan Morais: com boas partidas, eles ficaram entre os três melhores atletas de todo o torneio”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins. Nessa primeira fase, o CXG9 enfrentou outras seis equipes, sendo duas de Minas Gerais, duas de São Paulo, uma de Mato Grosso e uma de Pernambuco.
A equipe, que está disputando a categoria Sub 17, é formada pelos seguintes alunos: Pedro Arango (2ª série do Ensino Médio); Renan Morais e Ian Fernandes (8° ano Ensino Fundamental II); Ariane Stecca (6° ano do Ensino Fundamental II); e Enzo de Almeida (5° ano do Ensino Fundamental II).
Para a grande final, a equipe deverá receber o reforço de outros cinco atletas: Filipe Daves (7° ano); Caio Flauzino e Harley Davidson (3ª série do Ensino Médio); Vívian Carvalho (2ª série do Ensino Médio); e André Britto (3° ano do Ensino Fundamental II).
Atletas do G9 vencem 1ª fase de torneio de xadrez online
Uma visão das três áreas do conhecimento – Biológicas, Exatas e Humanas – sobre a pandemia da CovId-19 que atinge o mundo desde dezembro de 2019. Assim foi o primeiro seminário virtual promovido pelo Curso G9 nesse período de necessário isolamento social para conter o avanço do contágio do novo coronavírus.
Denominado “História das Pandemias – Impactos Sociais, Econômicos e Biológicos”, o seminário reuniu, em 21 de maio, em uma das plataformas virtuais utilizadas pelo colégio, alunos e professores do Ensino Médio e Pré-vestibular.
Os convidados para debater o assunto foram os professores Tadeu Carlos da Silva (Biologia), Patrícia Ribeiro de Castro (História) e Giovanni Henrique Faria Floriano, professor de Matemática e diretor de Planejamento do Curso G9. A mediadora do encontro foi a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e PV, Marcia Gil de Souza.
“O seminário foi de uma riqueza enorme por permite o olhar de cada área sobre o tema, com muita informação e visão do todo”, explicou Marcia Gil. Ela acredita que, pelo sucesso e participação dos alunos, novos encontros serão realizados.
Durante o evento, que durou em torno de 90 minutos, os convidados discorreram sobre as principais pandemias registradas desde a Antiguidade, a evolução do conhecimento e das pesquisas acadêmicas, os avanços tecnológicos e como os erros do passado, aliados às descobertas da Ciência, permitiram combater as pandemias com maior grau de sucesso. Após a apresentação de cada um dos convidados, houve um momento de interação entre alunos e professores para esclarecer dúvidas sobre os temas tratados.
“A Ciência é, e sempre foi, uma importante aliada nos mais variados temas. Quem nega a Ciência ou é ignorante ou não tem um caráter correto”, disse o professor Giovanni. “Ou age de má fé”, completou o professor Tadeu. “O caminho para combater esse negacionismo passa pela Educação, é algo muito sério. Precisamos aprender com isso para conscientizar as novas gerações”, destacou Patrícia Ribeiro.
Curso G9 realiza seminário virtual sobre história das pandemias
Mantiqueira-G9 prepara vídeo para comunidade escolar
O Curso G9 tem, em sua essência, o DNA social. Desde sua criação, há 25 anos, o colégio apoia ou sedia vários projetos e ações solidárias junto às instituições de Itajubá. Em todos, são os alunos, com mediação de professores e funcionários, que tomam a frente das atividades.
Neste ano, em função do necessário isolamento social diante da pandemia da Covid-19, as oficinais solidárias migraram, temporariamente, suas atividades para os espaços virtuais. O objetivo é manter aceso esses importantes projetos pedagógicos, que estimulam a cidadania, a empatia, a solidariedade e o trabalho em equipe.
BAZAR SOLIDÁRIO
O projeto, que envolve alunos da 2ª série do Ensino Médio, lançou um site para receber doações neste ano. Basta acessar aqui para entrar no site, onde é possível se cadastrar para doar roupas, sapatos e acessórios.
Tudo o que for arrecadado será comercializado durante a realização do Bazar Solidário, ainda sem data definida. O valor será revertido em ações sociais com a comunidade, por meio de materiais que a instituição escolhida necessite e da festa de Natal, intitulada Natal Solidário.
Esse projeto interdisciplinar engloba as matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. O trabalho conta com o apoio, desde o início, da professora de História, Patrícia Ribeiro. Neste ano, tem auxílio do professor Erikson Thiago Lima Luz, de Filosofia e Sociologia.
Contato | Bazar Solidário 2020
Facebook: @bazar.solidario.g9
Site: https://bit.ly/360uUzK
G9 SOCIAL
O G9 Social é uma Oficina do Curso G9 que promove campanhas voltadas para instituições de assistência social à parcela da população em fragilidade social, e ONGs (Organizações Não Governamentais) que cuidam de animais abandonados.
Esse novo grupo, derivado do Bazar Solidário, é aberto à participação de alunos de todos os segmentos de ensino e conta com apoio dos professores, Erikson Thiago Lima Luz, de Filosofia/Sociologia, e Patrícia Magalhães, de Língua Inglesa.
Uma das primeiras atividades dessa oficina foi ajudar a antiga “Granja”. Com a quarentena, o projeto teve que ser adiado. Porém, ações solidárias estão sendo apoiadas pelo G9 Social junto às instituições itajubenses. O grupo já está, também, auxiliando o Santuário Jardim de São Francisco, que abriga mais de 200 animais, incluindo cachorros, gatos, porcos, galinhas, cavalos e outros. A maior necessidade da ONG, neste momento, é a a falta de ração, pois houve redução de doações nessa situação de pandemia.
Contato | G9 Social
Facebook: @G9Social
Instagram: @g9social
Alunos levam oficinas solidárias para as redes sociais