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NOTÍCIAS

Curso G9 lidera Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020

O Curso G9 lidera a Categoria Melhor Escola do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020, competição oficial da Federação Mineira de Xadrez, que reúne 69 escolas do Estado. A quinta e penúltima rodada foi realizada em 19 de setembro.

 

“Nossa equipe está focada na competição, tivemos grandes partidas. Acredito que chegaremos bem à final”, explica o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. A sexta e última etapa será realizada em 24 de outubro. “A grande final, que acontecerá em novembro, reunirá os dez melhores atletas de cada categoria”, completa.

 

Os destaques individuais da equipe do Curso G9 são: André Bernardo Britto, do 3º ano do Ensino Fundamental I, que é líder da Categoria A; e Enzo de Almeida Ramos, do 5º ano, que lidera a Categoria B. Enzo Almeida, mestre nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez, também foi campeão da Categoria Sub 14 durante o Campeonato Mineiro de Xadrez Clássico 2020.

 

CIRCUITO MINEIRO

Nesta etapa, a equipe do Curso G9 recebeu o reforço dos seguintes alunos: João Victor de Almeida Santos, Victor Kazuo Mayekawa Makuchin e Gustavo Araujo de Castro, todos do 3º ano Ensino Fundamental I.

 

Participam da equipe, além de Enzo e André, os atletas Giovanna Almeida Magalhães, também mestre nacional em sua categoria, do Jardim II; Isabella Duarte da Fonseca, do 3º ano; Daniel David e Pietra Nobre Moreira Coli, do 5º ano; e Ian Fernandes de Lima e Silva, do 8º ano do Ensino Fundamental II.

 

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29 de setembro de 2020

Curso G9 lidera Circuito Mineiro de Xadrez Escolar 2020

Ensino Médio apresenta pesquisas da Feira à banca de avaliação

As equipes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio apresentaram as pesquisas realizadas, desde o início do ano letivo, à banca de avaliação da Feira do Conhecimento 2020 do Curso G9. Os encontros foram realizados de maneira remota, com o uso da plataforma Meet.

 

O tema geral da Feira do Conhecimento é “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, que está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

“Os trabalhos estão muito bons. Todos, alunos e professores, tiveram que se adaptar à nova realidade e transportaram para as plataformas digitais as pesquisas que começaram presencialmente no início do ano letivo”, explica a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza.

 

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início do necessário isolamento social. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

FITOSSANIDADE

A Banca de Avaliação da Feira do Conhecimento foi formada por professores, coordenadoras e direção do Curso G9. “As bases das pesquisas das quais participei estão muito boas, mas são necessários pequenos ajustes – o que é natural neste momento”, destaca o professor de Biologia, Tadeu Carlos da Silva, que esteve na banca da 1ª série.

 

“Quero parabenizar os alunos, os professores orientadores e a coordenação pelo trabalho realizado até aqui. Houve um desenvolvimento muito grande das pesquisas. Sem dúvida, isso é um processo muito gratificante a todos”, diz a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

O diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, lembra que “a banca de avaliação é o momento para ajustes necessários”. “Um dos desafios das equipes, nesta fase final, será organizar a apresentação para a comunidade de maneira virtual”, ressalta. A ideia é usar as plataformas digitais para colocar a Feira do Conhecimento “no ar” a partir de novembro.

 

Os dois diretores participaram de todas as bancas do Ensino Médio, realizadas entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro. Confira abaixo os subtemas das equipes.

 

SUBTEMAS | ENSINO MÉDIO

1ª série – Turma M11

Produção agrícola - Projetos de combate à fome e uso dos componentes da natureza no habitat natural

 

1ª série – Turma M12

Importância do fitoplâncton para a estabilidade do planeta e a manutenção da vida

 

2ª série – Turma M21

Sistemas Integrados e PANCS: Plantas Alimentícias não Convencionais

 

2ª série – Turma M22

A importância da fitossanidade para a produção da biomassa

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28 de setembro de 2020

Ensino Médio apresenta pesquisas da Feira à banca de avaliação

Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura

A poesia e uma boa prosa se encontraram para complementar o trabalho do Projeto de Literatura desenvolvido pela professora Lourdes Siqueira Almeida com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F32). As convidadas especiais foram a diretora pedagógica do Curso G9, Maria Aparecida Fernandes, e a professora aposentada Dona Sofia, personagem central do livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Dona Sofia, essa doce senhorinha repleta de sabedoria, e o deslumbramento de seu Ananias pelos poemas e poetas, contagiaram os alunos da Turma F32 de maneira tal que despertou neles a curiosidade e o interesse por grandes poetas, como Fernando Pessoa. Por esse motivo, decidimos convidar a professora Fernandes para um bate-papo com a turma”, explica a professora Lourdinha, como é carinhosamente conhecida pelos alunos.

 

O encontro virtual aconteceu pelo Meet, uma das ferramentas do Google for Education, parceiro do Curso G9 desde o início da suspensão das aulas presenciais para se combater a Covid-19. Durante o bate-papo, a professora Fernandes falou sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, leu e explorou dois poemas: Autopsicografia e Mar Português.

 

“O encontro com os pequenos foi muito gratificante, eles demonstraram muito interesse pela poesia e pelos poetas. É, sem dúvida, o momento da descoberta de grandes autores, como Fernando Pessoa”, diz a diretora pedagógica.

 

Para a professora Lourdinha, a “belíssima narrativa de André Neves apresenta também os muitos poemas levantados pelo autor”. “Além disso, as belas ilustrações têm nos permitido viajar sem limites através da fascinante história dessa professora aposentada que ama, copia, decora sua casa e, mais ainda, distribui poemas pela cidade toda, conquistando amigos, contagiando e enchendo de luz e cores a vida antes tão pacata. Os cartões que ela escreve e decora são entregues à população da cidade pelo carteiro Ananias, que também passou a ler e gostar de poemas através da leitura das poesias escritas nas paredes da casa de Dona Sofia”, completa.

 

Os alunos da Turma F31 também desenvolvem o Projeto de Literatura. Eles “receberam” uma visita especial de Dona Sofia no início do mês, quando ganharam um mimo e cartões personalizados por ela.

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26 de setembro de 2020

Turma F32 tem encontro poético em Projeto de Literatura

Alunos do Ensino Médio fazem prévia de simulação da FAO/ONU

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Curso G9 apresentaram uma prévia da pesquisa realizada para o Júri da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) que acontecerá em novembro. O tema, desenvolvido na área de Humanas com a coordenação da professora Marília Gil, é Estratégias de Combate à Fome no Mundo.

 

O projeto interdisciplinar complementa o tema geral da Feira do Conhecimento 2020, “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

“A simulação, um recurso que tradicionalmente utilizamos no projeto interdisciplinar de Humanas, foi pensada para ser feito presencialmente; agora, estamos adaptando ao modelo virtual”, explica a professora de Geografia, Marília Gil de Souza. “A simulação é usada como um recurso que permite a prática de uma certa situação e ajuda muito os alunos em habilidades no desenvolvimento do senso crítico, do vivenciar  desafios similares aos enfrentados pelas delegações nas reuniões ministeriais da FAO e da defesa de pontos de vista,  que, muitas vezes, não são os dos alunos, visto representarem, cada um, um país”, complementa.

 

FAO – ONU

Para a realização do projeto, os alunos foram divididos em duplas, cada uma representando a delegação de um país na FAO. Ela pesquisa o país escolhido, qual sua posição em relação ao tema e quais projetos defende nos encontros da FAO.

 

“O mais importante dessa proposta é que ela está ligada aos demais trabalhos em desenvolvimento nas diferentes disciplinas e oficinas oferecidas pelo Curso G9, como na de Culinária, da Horta e compostagem e na própria pesquisa para a Feira do Conhecimento”, diz a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e do Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza.

 

Para o discurso dos representantes de cada país, na Simulação da FAO, os alunos terão apoio do professor de Teatro, Luan Fernandes. Ele vai ajudá-los a se prepararem para a apresentação, como treinar postura e entonação da voz durante a reunião da FAO.

 

AULAS REMOTAS

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

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24 de setembro de 2020

Alunos do Ensino Médio fazem prévia de simulação da FAO/ONU

Curso G9 participa do Programa Aluno Tutor do Google

Já pensou em um programa no qual o aluno é tutor do professor para sanar suas dificuldades em ferramentas virtuais? Assim é o Programa Aluno Tutor do Google for Education. O programa começou a ser implantado no Curso G9 agora em setembro pela Foreducation EdTech, primeira parceira Google no Brasil, especializada em projetos de integração tecnológica na educação com foco em pessoas. O lançamento foi realizado no último dia 11.

 

“O objetivo é buscar a fluência digital dos alunos, que têm autonomia para experimentar e propor soluções para os problemas e/ou dificuldades que serão apresentados pelos professores”, explica o coordenador do Projeto na Foreducation EdTech, Gabriel Tavares. O programa é voltado para alunos, a partir de 13 anos, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A primeira turma conta com 18 alunos.

 

Para o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, a atual geração já apresenta uma considerável familiaridade com a tecnologia. “No nosso entender, nada melhor do que usar esse domínio com as ferramentas virtuais para ajudar aqueles que precisam, inclusive os professores”, disse. Ele lembrou que o projeto é mais uma das ações do colégio para a capacitação aos professores, que promove cursos e treinamentos com frequência.

 

Google for Education

Outro programa desenvolvido no Curso G9 é Professor Embaixador Google, no qual o professor selecionado e certificado pela empresa trabalha colaborativamente com seus pares, orientando, esclarecendo dúvidas e motivando o uso de novos recursos, ferramentas e projetos com apoio de tecnologias. O primeiro professor certificado de Itajubá é João Gabriel Cavalcante, da disciplina de Inglês da Educação Infantil.

 

Os dois programas são desenvolvidos em parceria com a Foreducation EdTech, que presta consultoria ao Curso G9 na implantação das ferramentas da plataforma Google for Education, usada pelo colégio desde abril deste ano.

 

As ferramentas permitem que professores e alunos trabalhem em tempo real em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas, formulários e muitos outros, acessível de qualquer computador ou celular. Mais agilidade na organização e comunicação e mais tempo para as coisas criativas e inovadoras.

 

Aluno Tutor Google

De acordo com Gabriel Tavares, o Aluno Tutor do Google for Education conta com três etapas: na primeira, o Início, cada aluno terá que “adotar” dois professores que encontram dificuldades ao manusear as ferramentas da plataforma; ele deverá explicar que está participando do programa para ajudá-lo a vencer esses desafios. Há formulário e tutorial sobre isso. Quais ferramentas em que o professor tem dificuldade.

 

Na segunda etapa, chamada “O Meio – Mão na Massa”, o aluno deverá criar no mínimo dois materiais de apoio para cada professor, sempre tendo como foco a solução dos problemas apresentados; a ideia é que o tutor priorize materiais para ferramentas que eles usem no dia a dia escolar. Por fim, na última etapa – “O fim que é um novo começo: Impactando a Comunidade Local ou Escolar”, o aluno já concluiu o trabalho com os professores e, agora, precisa elaborar um projeto que impacte positivamente a escola ou a comunidade no seu entorno.

 

“Sem dúvida, a última etapa é a mais trabalhosa e precisa ser aprovada por nós e pela direção do Curso G9 para ser implantada”, disse Gabriel Tavares. O trabalho pode ser feito em grupo ou individualmente, em um prazo de até 90 dias, sempre com apoio e supervisão da Foreducation EdTech. “Esse é um prazo sugerido, mas há casos em que os alunos cumprem, com sucesso, todas as etapas em um tempo menor. Mas não há nenhum problema caso alguém precisa de um pouco mais de tempo: tudo é conversado durante o processo”, concluiu.

 

Primeira Turma

Os alunos tutores do Ensino Médio são: Ana Luísa Duarte da Fonseca (Turma M11), Ana Lívia Santos Franqueira (M22), Lívia Castilho Pereira       (M12), Rafael Monti Benac (M22), Rafael Neves de Moraes Castro (M11), Vinicius Ferreira dos Santos (M21) e Vinicius Souza dos Santos (M12).

 

No Ensino Fundamental II, participam os alunos: Aline Ramos de Souza (Turma F92), Caio Christopher Fernandes Ribeiro (F92), Fabiano da Silva Oliveira Junior (F91), Enzo Oliveira Avanci (F91), Mateus Faria Lopes (F81), Ian Fernandes de Lina e Silva (F82), Clara Moreira El Mouallem (F82), Clara Mouallem de Assis (F82), Pietra Vidal Mendonça (F82), Marcos Renato Gonçalves Dias (F71) e Pedro Ferreira Cardozo (F71).

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

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21 de setembro de 2020

Curso G9 participa do Programa Aluno Tutor do Google

G9 Social firma parcerias para doação de cestas básicas

O G9 Social firmou duas importantes parcerias neste segundo semestre letivo: com o Leo Club, ligado ao Lions Clube Itajubá, e com o Instituto Sapucaí, uma ONG (Organização Não-Governamental) que trabalha junto às associações de moradores para mapear e catalogar as famílias em vulnerabilidade social.

 

A meta do G9 Social é arrecadar alimentos ou cestas básicas, que serão direcionadas às duas entidades parceiras para distribuição às famílias que mais precisam. As doações podem ser feitas nos pontos de coleta organizados pelo grupo, de farmácias a supermercados. Para mais informações, o G9 Social mantém contas no Facebook e no Instagram.

 

“Nosso grupo de estudantes se reúne semanalmente para pensar e desenvolver ações afirmativas para a cidade de Itajubá, mesmo em tempos pandêmicos e de ensino remoto”, explicou Erikson Lima, professor de Sociologia e Filosofia do Ensino Médio e um dos coordenadores da Oficina G9 Social, que tem apoio da professora de Inglês, Patrícia Magalhães.

 

Ações Solidárias

De acordo com o professor, o grupo desenvolveu, no primeiro semestre, ações para arrecadar roupas para desabrigados e crianças em vulnerabilidade social. Também fizeram a doação de ração para animais abandonados. “Apesar de vivermos esse momento de isolamento social, deu bastante certo e respiramos aliviados com o alcance que tivemos”, disse Erikson Lima.

 

Para a aluna Lethicia Monteiro, da 2ª série do Ensino Médio (Turma M22), “a solidariedade transforma o mundo em um lugar melhor”. “Quando a gente se dispõe a ajudar e pensar no próximo, leva o bem a muito mais pessoas do que pensamos, além de nutrir a alma de energias boas”, disse. “Ao se dispor a entrar no projeto, nós, alunos participantes, doamos e recebemos, não há palavras para descrever experiências tão ricas, que nos formam como seres humanos melhores”, completou.

 

Bazar Solidário

Outro projeto social é o Bazar Solidário, que envolve alunos da 2ª série do Ensino Médio. Neste ano, em função da pandemia, também estão trabalhando remotamente. No primeiro semestre, o gripo lançou um site para receber doações neste ano. Basta acessar aqui para entrar no site, onde é possível se cadastrar para doar roupas, sapatos e acessórios.

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17 de setembro de 2020

G9 Social firma parcerias para doação de cestas básicas

Alunos do PV e do Ensino Médio surpreendem os professores

Uma grata e emocionante surpresa aos professores do Curso G9, resultado de uma atitude louvável dos alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular: na semana pré-feriado de Independência, eles combinaram de assistir às aulas remotas com as câmeras abertas como forma de “matar a saudade”, “estreitar as relações” e “incentivar” o trabalho dos profissionais que, desde o início da quarentena, usam as plataformas digitais da Google for Education e a Geekie One para manter as aulas e atividades pedagógicas.

 

“Foi emocionante para todos porque, nesse processo de educação virtual, o professor quase não vê o aluno. Isso acontece, em especial, por uma questão técnica para não sobrecarregar a plataforma pela quantidade de pessoas na sala”, explicou a coordenadora do segmento de ensino, professora Marcia Gil de Souza. “Os professores se emocionaram, os alunos foram afetuosos, com mensagens de carinho e de valorização das aulas. Foi uma iniciativa maravilhosa, de muita sensibilidade, evidenciando a formação humana que destaca a escola”, completou.

 

Saudade e Carinho

Para a aluna Kailaine Marcondes S. Santos, da 3ª série (Turma M32), “a saudade é imensa, sentimos muita falta dos professores e de toda equipe Curso G9”. “Para muitos de nós, é como se fosse nossa própria família. E hoje, vivemos uma nova realidade, de distanciamento social. Acho que queríamos, ao ligar as câmeras, demonstrar esse sentimento de carinho e nos fazer presentes além da lista virtual de chamada”, destacou.

 

“Decidimos abrir as câmeras durante as aulas online para demonstrar o nosso carinho e proporcionar momentos de alegria aos professores. Acredito que eles gostaram bastante, ficaram leves e sorridentes”, disse o aluno Enzo Serrano Conti, da Turma M32.

 

Atitude Acolhedora

“Foi uma atitude muito bonita e acolhedora, que faz muito bem aos professores. Foi emocionante poder rever os nossos alunos e poder compartilhar esse momento”, ressaltou o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano, professor de Matemática da 3ª série e do Pré-vestibular.

 

Para Kleber Luiz Nogueira, professor de Física do Ensino Médio e do PV, quando se inicia uma aula nesta nova fase da Educação, de pandemia e isolamento, “eu, como professor, já me acostumei a ver somente letras ou imagens aleatórias na identificação dos alunos. Assim sempre bate uma pergunta: será que estão lá?”, contou.

 

“Aí, quando você inicia a aula e começa a ver os alunos, sim, ver os rostos dos seus alunos, o coração do professor se enche de alegria. Uma felicidade tomou conta de mim, e ficou difícil esconder a emoção. Sabe, é uma sensação de quando uma criança ganha uma bala ou algo que queria muito. Fiquei extremamente encantado com atitude e em êxtase de tanta alegria. Essa atitude renovou as minhas forças de professor e mostrou que existe vida detrás da tela do computador. Obrigado, alunos”, afirmou o professor de Física.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

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14 de setembro de 2020

Alunos do PV e do Ensino Médio surpreendem os professores

Encontro para debater o protocolo de higienização do Curso G9

Uma conversa franca sobre higienização das dependências do Curso G9 e segurança pessoal. Assim foi o encontro do professor de Química do Ensino Fundamental II e da 1ª série do Ensino Médio, Glauber Luz, com funcionários da limpeza e da área administrativa que estão trabalhando presencialmente, incluindo os membros da atual gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

 

“O objetivo desse encontro foi discutir e apresentar um protocolo de higienização, mas aproveitamos o momento para conscientizar os funcionários sobre a necessidade de cuidados permanentes para termos um ambiente saudável em todos os aspectos. Nós trabalhamos com vida, e temos de trabalhar a todo tempo com a qualidade e a segurança dessas vidas, que impactam outras vidas”, explicou o professor.

 

A iniciativa do professor Glauber Luz contou com apoio da direção do Curso G9 e da atual gestão da CIPA. “É muito bem-vinda toda atividade que vem somar ao trabalho que desenvolvemos com a comunidade escolar”, disse o presidente da CIPA, Renato de Castro Cardoso. No último dia 3, a comissão promoveu uma palestra sobre posturas corretas no trabalho, com a fisioterapeuta Danielle Mazzoni.

 

Cuidados

O encontro dos funcionários com o professor Glauber Luz foi realizado presencialmente, na quadra aberta da escola, com todos os cuidados exigidos diante desse momento de combate à Covid-19: todos estavam com máscaras e sentados a uma distância segura dos demais colegas.

 

“Além de discutirmos juntos um assunto tão importante, ter um momento assim, traz a todos uma sensação de pertencimento. O pertencer a um grupo e poder colaborar com a saúde coletiva desse grupo, alimenta a autoestima de qualquer ser humano”, destacou. “Particularmente, achei delicioso voltar à escola, mas foi triste não ver os rostos dos alunos e aquele burburinho tão comum em um ambiente escolar”, disse.

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes também realizou, durante esta quarentena, uma série de ações para melhorar a segurança de todos – colaboradores, alunos, pais e visitantes do Curso G9 – quando houver o retorno das atividades pedagógicas presenciais. Os funcionários também participaram de uma palestra sobre como se prevenir do novo coronavírus.

 

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12 de setembro de 2020

Encontro para debater o protocolo de higienização do Curso G9

Visita especial aos alunos durante Projeto de Literatura do EF I

Quem não gosta de ouvir histórias? E ouvir histórias com os colegas de sala, mesmo que virtualmente, todos também gostam. E, quando são contadas por uma senhorinha muito especial, essas histórias são ainda mais encantadoras, certo?

 

Foi isso o que aconteceu com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31) do Curso G9 que “receberam” uma visita especial de Dona Sofia, uma professora apaixonada pela leitura e pela escrita, principalmente por poemas.

 

Ela participou da aula de língua portuguesa e contou aos alunos um pouquinho da sua vida e de como a leitura é importante. Essa atividade faz parte do Projeto de Literatura, que tem como base o livro “A Caligrafia de Dona Sofia”, do autor André Neves.

 

“Os alunos gostaram muito da surpresa. Foi uma aula diferente, divertida, cheia de brincadeiras e perguntas à Dona Sofia que, inclusive, recebeu convites para voltar”, explicou a coordenadora pedagógica do Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

Depois dessa participação de Dona Sofia, os alunos receberam, em suas casas, uma carta e um poema entregues pelas mãos do “Carteiro, Seu Ananias”, um amigo de D. Sofia que tomou gosto pela leitura e escrita após conversas com  ela.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

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10 de setembro de 2020

Visita especial aos alunos durante Projeto de Literatura do EF I

Dois atletas do G9 são campeões no Mineiro de Xadrez Clássico

Os alunos do Clube de Xadrez do Curso G9 (CXG9), Pedro Esteban Arango e Enzo de Almeida Ramos, conquistaram o primeiro lugar no Campeonato Mineiro de Xadrez Clássico 2020. Realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, em Varginha (MG), o evento foi organizado pela Federação Mineira de Xadrez (FMX) e válido para cálculo de rating (pontuação individual) da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

 

Pedro Arango venceu na Categoria Sub 1800 e Enzo Almeida foi campeão na Categoria Sub 14. O professor de Xadrez do colégio, Antônio Martins, também disputou a competição e ficou na terceira colocação na Categoria Sub 2000. Cada atleta disputou sete rodadas, com partidas que chegaram a durar mais de quatro horas.

 

Torneio Presencial

“Este foi o primeiro torneio presencial disputado no Brasil válido pela Confederação Brasileira de Xadrez após a paralisação das competições devido à pandemia da Covid-19. Os atletas seguiram rigorosos protocolos de saúde para garantir a segurança de todos”, explicou Toninho Martins. “As peças eram higienizadas ao final de cada partida, o uso de máscara era obrigatório e os atletas deviam higienizar as mãos sempre”, completou.

 

A Oficina de Xadrez do Curso G9 teve início em 2010. Desde 2012, a equipe participa de torneios nacionais e internacionais, obtendo excelentes resultados. Neste ano, após quatro rodadas, o colégio mantém a liderança do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Online; em julho, três alunos CXG9 foram campeões nas categorias Pré-escolar e 3º Ano e 5º Ano do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020, o que rendeu o título de Mestre Nacional para os atletas Enzo Almeida e Giovana Almeida.

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10 de setembro de 2020

Dois atletas do G9 são campeões no Mineiro de Xadrez Clássico

CIPA realiza palestra sobre posturas corretas no trabalho

Professores e funcionários das áreas administrativas e pedagógicas do Curso G9 participaram da palestra virtual “Dicas de posturas no dia a dia”, com a fisioterapeuta Danielle Mazzoni, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O objetivo do encontro, em 3 de setembro, foi orientar a todos sobre os cuidados que se deve ter neste momento de trabalho remoto em função da pandemia da Covid-19.

 

“A pandemia e a quarentena impuseram um novo padrão de trabalho aos profissionais da Educação, que precisam estar atentos para manter a saúde física”, explicou Danielle Mazzoni. “Antes, as pessoas se movimentavam mais no ambiente de trabalho e hoje, diante desta realidade, tendem a ficar mais sentadas, em frente a um computador: isso força mais a coluna e comprime os órgãos internos, cansa os olhos e a mente”, exemplificou.

 

De acordo com a fisioterapeuta, é fundamental levantar-se e se movimentar a cada 90 minutos, beber muita água e alongar o corpo e os membros a cada intervalo. Durante o bate-papo virtual, ela orientou os funcionários e professores sobre exercícios simples e fáceis de se executar que melhoram o bem-estar físico e mental.

 

“Nós, da CIPA, agradecemos o apoio e a participação de todos na realização desse evento virtual com a Danielle Mazzoni, ex-aluna do Curso G9 e excelente profissional. Nossa preocupação é com a saúde de todos”, disse o presidente da CIPA, Renato de Castro Cardoso, do setor de Vestibulares do Curso G9. “Nossa preocupação, ao propor esse tema, é promover o bem-estar de todos os funcionários e professores”, completou a secretária da CIPA, Rejane Ribeiro de Lima.

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes também realizou, durante esta quarentena, uma série de ações para melhorar a segurança de todos – colaboradores, alunos, pais e visitantes do Curso G9 – quando houver o retorno das atividades pedagógicas presenciais.

 

 

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08 de setembro de 2020

CIPA realiza palestra sobre posturas corretas no trabalho

Professor do Curso G9 é o 1º "Embaixador Google" de Itajubá

O professor de Inglês do Ensino Infantil do Curso G9, João Gabriel Cavalcante, é o primeiro Embaixador Google de Itajubá, certificação concedida pela Foreducation EdTech. A empresa é a primeira Google Cloud Partner – Education Specialization da América Latina, que há 13 anos estuda os benefícios do uso das tecnologias digitais em sala de aula e as contribuições para a melhoria da aprendizagem. Criado em 2017, o programa já certificou 100 professores no Brasil.

 

“O Professor Embaixador se destaca no uso de tecnologias na escola. Trabalha colaborativamente com seus pares, orientando, esclarecendo dúvidas e motivando o uso de novos recursos, ferramentas e projetos com apoio de tecnologias”, explica o coordenador do Projeto de Embaixadores na Foreducation EdTech, Gabriel Tavares. “Professor Embaixador conhece, usa e compartilha o que sabe”, completa.

 

O professor do Curso G9 diz que se sente “extremamente feliz e privilegiado” ao ser indicado para o programa. “Sei que essa certificação é um diferencial que poderá me ajudar na carreira como educador em um mundo cada vez mais digital. Com certeza, haverá um impacto positivo de termos o programa implantado em nossa escola, pois isso permitirá que os professores tenham acesso mais próximo às ferramentas, facilitando o seu uso e domínio em sala de aula”, destaca o professor João Gabriel.

 

Google for Education

“A seleção do nosso professor é motivo de alegria para todos nós. Ele foi o primeiro a completar todas as etapas de certificação. Essa ação integra o nosso programa de capacitação em Fluência Digital em ferramentas Google, que está sendo aplicado pela Foreducation EdTech”, diz o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano.

 

De acordo com Giovanni Faria, foram escolhidos um professor por segmento de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Os escolhidos recebem treinamento especial da Foreducation EdTech e, ao final, passam por um processo de avaliação.

 

Embaixador Google

“A avaliação consiste em executar três tarefas: um teste com 32 questões; o envio de um plano de aula que contemple o uso das ferramentas do Google; e um workshop ofertado aos professores e/ou colaboradores do Curso G9”, fala o professor João Gabriel.

 

Ele conta que sempre gostou da área de informática e, desde os 12 anos, realiza cursos de capacitação e técnico na área. “Quando entrei no colégio, conhecia várias ferramentas do Google – como Planilhas, Apresentações, YouTube, Gmail, Google Ads, Hangouts, Fotos, Drive e Maps”, mas foi como professor, e durante a quarentena, que me aprofundei mais e conheci diversas outras ferramentas, como o Google Meet, Sala de Aula, Sites e Jamboard”, conta. O Curso G9 é escola parceira da plataforma Google for Education desde abril deste ano.

 

“No momento em que me percebi professor, sabia que os conhecimentos em informática me seriam úteis, mas não que seriam tão importantes e nem que me trariam tantas oportunidades incríveis como essa. Espero agarrá-las da melhor forma, sempre ajudando meus colegas e buscando aprender cada vez mais”, destaca.

 

Aulas Remotas

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04 de setembro de 2020

Professor do Curso G9 é o 1º "Embaixador Google" de Itajubá

Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas

Um bate-papo descontraído, mas repleto de informações importantes sobre as abelhas e a natureza. Assim foi o encontro virtual, em 28 de agosto, dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.

 

“A floresta é o supermercado das abelhinhas, por isso precisamos cuidar bem do nosso meio ambiente, combatendo as queimadas e o uso de agrotóxicos nas plantações”, disse o zootecnista durante o encontro. Ele fez um panorama geral da vida das abelhas nas colmeias e na natureza e respondeu a inúmeros questionamentos dos alunos.

 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, a palestra foi muito interessante por agregar informações importantes à pesquisa realizada pelas turmas F11 e F12 para a Feira do Conhecimento 2020 do Curso G9. O subtema das turmas é “Por que as abelhas estão desaparecendo?”.

 

As turmas estão pesquisando assuntos como a importância das abelhas para saúde das plantas; polinização; inimigos e amigos naturais das plantas; as leis brasileiras que protegem as abelhas; o mel, derivados e uso médico; apicultura e o trabalho do apicultor.

 

O tema geral da Feira do Conhecimento é “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, que está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

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03 de setembro de 2020

Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas

Planejamento do Fundamental II se adequa às plataformas digitais

Com o início da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, em março deste ano, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental II do Curso G9 percebeu que seria necessário mudanças rápidas no planejamento do ano letivo para se adequar à nova realidade e atender às expectativas de aprendizagem no segmento.

 

“Enfrentamos mais esse desafio com muita esperança porque sabíamos do percurso trilhado pelo nosso segmento, das inovações implantadas pelo Ensino Fundamental II na era pré-pandemia, do trabalho e do comprometimento de toda a equipe e de todas as possibilidades de aprendizagem que se abriam aos nossos alunos”, explica a coordenadora pedagógica, Estela Maria de Oliveira.

 

De imediato, o Ensino Fundamental II potencializou o uso de ferramentas do portfólio do colégio, como a Moderna Compartilha, e implantou novas plataformas para melhor atender os alunos e as famílias. São elas: a Geekie One e a Google for Education.

 

Plataformas Digitais

De acordo com a coordenadoria pedagógica, a plataforma educacional da Geekie, aliada ao uso da Google for Education, atendeu à demanda da capacitação dos professores, tanto do uso das tecnologias quanto da metodologia das aulas online. “Houve a organização de três aulas síncronas diárias, no horário regular das aulas do segmento, e aulas assíncronas desenvolvidas no contraturno”, ressalta. As aulas em tempo real acontecem por meio da ferramenta Google Meet.

 

Com as novas plataformas, o Ensino Fundamental II conseguiu garantir também a continuidade dos projetos que funcionam de forma complementar, como as oficinas de Música, o Teatro, a Dança, o Clube de Ciências, a Robótica e as Modalidades Esportivas.

 

O uso das plataformas digitais também permite a qualidade no ensino dos demais segmentos de ensino, como na Educação Infantil e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

Nova Escola

“Tivemos um primeiro semestre de muitas aprendizagens, através do apoio incondicional da escola e do esforço dos professores, alunos e famílias. Os resultados foram bastante positivos em todos os aspectos. Iniciamos o segundo semestre convictos de que nunca mais voltaremos ao mesmo ponto, demos um salto em relação às metodologias de ensino, à visão de aprendizagem e ao uso das tecnologias. Elas jamais substituirão o professor, mas são um poderoso instrumento para ensinar. Rompeu-se o conceito de que o aluno só aprende na escola”, destaca Estela Oliveira.

 

Ela lembra que, neste momento, outros desafios estão ocupando a linha de frente da escola e das famílias: alimentar a motivação dos alunos; fazer provocações que os estimulem a avançar em busca de novos conhecimentos; manter a interação entre o professor e alunos; entender o momento presente e se colocar como agente transformador dessa realidade; a importância dos trabalhos colaborativos; e a ajuda à preservação do hábito de estudo, tão difícil de se adquirir e fácil de se perder. “Isso tudo será uma aprendizagem para a vida inteira”, acredita a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.

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01 de setembro de 2020

Planejamento do Fundamental II se adequa às plataformas digitais

Curso G9 mantém liderança no Circuito Mineiro de Xadrez

O Curso G9 mantém a liderança do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Online, que realizou a quarta etapa da competição em 22 de agosto. Agora, o colégio soma 144 pontos, o dobro do segundo colocado, da cidade de Guaxupé/MG. A quinta fase já tem data marcada para acontecer: será em 19 de setembro, a partir das 14 horas.

 

Nos tabuleiros, destaque para o resultado do aluno Enzo Almeida, que se sagrou campeão invicto na Categoria B. Ele conquistou 6,5 pontos de 7 possíveis e assumiu de vez a liderança no ranqueamento do Circuito Mineiro. Enzo Almeida é Mestre Nacional de sua categoria, título concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), no final de julho.

 

Outros dois atletas do Clube de Xadrez do G9 (CXG9) são mestres nacionais: André Bernardo Britto, que ficou em 3º lugar na Categoria A do Circuito Mineiro, e Giovanna Almeida Magalhães. O Curso G9 ainda conta na equipe com outro atleta titulado, Renan Morais, que é Candidato a Mestre Internacional.

 

“Os resultados foram excelentes para a nossa equipe, que teve a estreia de novas atletas: Isabela Duarte e Laura Zambrana, ambas do Ensino Fundamental I. Isso é muito bom porque dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo colégio”, explicou o professor de Xadrez, Antônio Martins.

 

Em julho deste ano, três alunos do Curso G9 foram campeões nas categorias Pré-escolar e 3º Ano e 5º Ano do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2020. A Classificação geral do Circuito Mineiro de Xadrez Escolar Online, após a quarta etapa, pode ser acessada aqui.

 

 

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31 de agosto de 2020

Curso G9 mantém liderança no Circuito Mineiro de Xadrez

Educação no Ensino Fundamental I em tempos de pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas e atividades pedagógicas presenciais das escolas públicas e particulares do país foram suspensas e, de um momento para outro, todas passaram a vivenciar um contexto de excepcionalidade. Preparar-se para essa nova realidade e adaptar-se a ela exigiu um tempo recorde e a parceria fundamental das famílias.

 

“Logo no início do isolamento social, em março deste ano, o Curso G9 adotou alternativas  tecnológicas com o objetivo de garantir que os alunos não fossem prejudicados, não perdessem o vínculo com a escola e mantivessem preservados o direito à educação”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

De acordo com a coordenadora, por meio da plataforma digital Moderna Compartilha, já em uso na escola, e através da comunicação direta e rápida por aplicativos de mensagens via lista de transmissão, o segmento proporcionou , inicialmente, aos alunos a continuidade e o ritmo dos estudos. “Como já tínhamos a plataforma digital com material didático e ambientes interativos, o desafio foi transpor as propostas realizadas, nesse ambiente, para aulas regulares online”, diz.

 

Google for Education

Com a adesão à plataforma Google for Education, e por meio da ferramenta Google Meet, foi possível realizar aulas em tempo real e dar continuidade ao planejamento proposto. “As aulas síncronas acontecem regularmente, a carga horária é diária e respeita cada faixa etária da escolarização. Os alunos do 1º ano contam com uma grade de horários mais reduzida e, para os do 2º ano em diante, há um aumento gradativo da carga horária. Nessas aulas, os alunos interagem diretamente com os colegas, professores e objetos de estudo. Elas são gravadas e disponibilizadas no Drive do Google, caso o aluno necessite assistir a elas posteriormente.

 

“Há também o contato de professores com alunos pelas mais diferentes vias. São realizados vários momentos síncronos, perguntas e respostas por aplicativos de mensagens e por e-mail. Acontecem, ainda, de forma sistemática, aulas assíncronas de cada componente curricular com propostas de atividades, videoaulas, uso das plataformas, podcasts, montagem Lego e roda de biblioteca”, destaca Nilceia Ribeiro.

 

Planos de Estudo

Atualmente, o ambiente virtual de estudo do Ensino Fundamental I do Curso G9 é o Google Sala de Aula. Ambiente privilegiado que permite postagem e devolução das atividades, comunicação direta e individualizada entre professor e aluno, postagem de recados, planos de estudo e lembretes.

 

No início da semana, é postado no Google Sala de Aula o Plano de Estudo Semanal, no qual constam a intencionalidade educativa, as atividades e recursos para cada componente curricular que será trabalhado ao longo da semana. O plano de estudo tem a função de colaborar para a organização e o planejamento do aluno em casa, servir como fator de motivação e facilitar a execução das aulas tanto nos momentos síncronos quanto nos assíncronos.

 

A avaliação formativa acontece durante todo o processo de ensino e aprendizagem, com retornos e devolutivas dos professores aos alunos, bem como com propostas de acompanhamento complementar, a fim de que os alunos possam se desenvolver.

 

Prática Educativa

“O momento foi oportuno para aplicação de práticas educativas mais ativas e para o desenvolvimento da competência tecnológica, compreensão e uso das tecnologias digitais de informação de maneira significativa, crítica e ética na produção de conhecimento e no exercício e protagonismo do aluno. Oportuno, ainda, para os professores que, desde o início do período de isolamento, recebem formação constante da equipe de Educadores Google e da equipe pedagógica do Curso G9”, diz a coordenadora pedagógica.

 

Uma equipe de profissionais educacionais do Laboratório de Tecnologia e Informação (LTI) do Curso G9, também, está disponível e realiza atendimento individualizado para apoio tecnológico a toda comunidade escolar.

 

Parceria

Nesse cenário, o Curso G9, em parceria com a família, pôde continuar garantindo os direitos de aprendizagem aos alunos, avançando cada vez mais em seu processo de educação remota em todos os segmentos de ensino, como na Educação Infantil , Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

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28 de agosto de 2020

Educação no Ensino Fundamental I em tempos de pandemia

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